Publicidade

Publicado em Terça - 19 de Novembro de 2013

Uma nova esperança

Cuiabá está prestes a completar 300 anos de uso e ocupação do seu solo e ainda não possui um mapa fundiário que classifique os tipos de assentamentos precários existentes e a situação fundiária de áreas verdes e públicas dos bairros e residenciais (em que pese existir uma moderna legislação urbanística). As formas de morar e viver na cidade são um emaranhado de improvisos urbanos indecifráveis e produto de uma ocupação histórica marcada por invasões
Leia mais...

Momentos de terror

Publicado em Segunda - 18 de Novembro de 2013 | por Edina Araújo

 
Leia mais...

A morte não é o fim

Publicado em Sexta - 01 de Novembro de 2013 | por Paiva Netto

A Vida continua sempre, e lutar por ela vale a pena. De vez em quando, surge alguém a falar sobre o suicídio, como se ele fosse uma glória, a do desaparecimento das dores e das perturbações da vida.

Leia mais...

Dependência

Publicado em Sexta - 01 de Novembro de 2013 | por Gabriel Novis Neves

Dependência. Einstein tinha toda razão ao dizer que um dia a
tecnologia iria suplantar o humanismo. O sinal da internet não
funcionou na região do hospital onde trabalho. Senti-me totalmente
impotente para atender bem os meus clientes. Sem mensagens, as
anotações armazenadas no computador ficaram inacessíveis. Em
princípio pensei que o problema fosse do meu iPhone.
Leia mais...

Contexto internacional

Publicado em Sexta - 01 de Novembro de 2013 | por JUACY DA SILVA

Ao longo da história as nações se confrontaram na luta para conquistar e manter espaços tanto territoriais quanto econômicos, financeiros, culturais e até mesmo religiosos. Na verdade as guerras de conquistas ocorriam e ocorrem com a finalidade de garantir o suprimento de matérias primas e também de um mercado consumidor cativo.
Leia mais...

Finados?

Publicado em Sexta - 01 de Novembro de 2013 | por NESTOR FERNANDES FIDELIS

Para muitas pessoas, a morte é o fim de tudo; para outras tantas, é um castigo. Há aqueles que pensam ser a morte um mistério que não deve ser desvendado, tampouco comentado, para não atraí-la, visto terem verdadeiro pavor da sua chegada. Mas cresce o número de pessoas que veem a morte como a falência dos órgãos físicos vitais, propiciando a liberdade ao Espírito que naquele corpo, até então, habitava.
Leia mais...

HIPERATIVIDADE: Como crianças hiperativas são trabalhadas em sala de aula;

Publicado em Quinta - 31 de Outubro de 2013

RESUMO: Os casos de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) vêm aumentando muito em todo país, sendo pouco conhecido, apesar dos estudos a respeito terem se intensificado nas últimas décadas. Esta pesquisa teve como objetivos apresentar fatos que diariamente o professor enfrenta em sala de aula com aluno hiperativo; conhecer quais as características de uma criança hiperativa e avaliar se todos os alunos que apresentam os sintomas do TDAH fizeram ou fazem tratamento. Pode se concluir que ainda existe uma lacuna a ser preenchida, pois os professores, pais e familiares não possuem o conhecimento do transtorno e que muitas vezes não procuram a ajuda necessária, dificultando assim o trabalho a ser desenvolvido com a criança em sala de aula, e em seu convívio social.
Leia mais...

A Contribuição da Psicomotricidade na Educaçã Infantil

Publicado em Quinta - 31 de Outubro de 2013

O presente trabalho traz a tona às contribuições da psicomotricidade na educação infantil, a psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento em uma relação ao seu mundo interior e exterior. Assim esta ciência veio para que haja entendimentos acerca do seu real objetivo que é o de incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças , além de se divertirem,criam,interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.Então percebe-se que os profissionais da educação além de utilizar,acabam recomendando que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.Assim a um destaque da psicomotricidade na educação infantil,que é o de criar oportunidades e espaços para que as crianças possam realizar várias atividades,sempre experimentando o novo,tornando-se cada vez mais confiantes,saudáveis e autônomos.
Leia mais...

A história do sofá

Publicado em Quarta - 16 de Outubro de 2013 | por Gabriel Novis Neves

Vira e mexe uma decisão do poder público me faz lembrar a história do sofá do português. É tão antiga que todos conhecem - menos as novas gerações.
Leia mais...

Ser professor é sacerdócio

Publicado em Quarta - 16 de Outubro de 2013 | por Licio Antonio Malheiros

Infelizmente a educação em nosso país, tem sido tratada pelos governantes (leia-se) Federal, Estadual e Municipal, com maior descaso possível. Em nosso Estado, a coisa está pior, em função de uma greve dos professores, que se arrasta, por 65 dias. Em se tratando da educação em nosso Estado; hoje 15 de outubro, dia em que se comemora o Dia dos Professores. Aqui, não temos nada para comemorar, pois a referida greve penalizam os próprios professores e, os 430 mil alunos que estão sem aulas.
Leia mais...