Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Fevereiro de 2011 às 22:13

    Imprimir


 Era hora do almoço quando o chão começou a tremer na Nova Zelândia. Vários prédios e casas foram destruídos.

O terremoto, que aconteceu na última terça (22), foi um dos piores que já atingiram a ilhota vizinha da Austrália. Com 6,3 graus na escala Richter (que vai até 9), o fenômeno deixou mais de 100 mortos.

Mas...por que isso acontece?

Em geral, os terremotos acontecem por causa das placas tectônicas. Nosso planeta seria uma grande bacia de água com pedaços de isopor flutuando.

Porém, em vez de água, a Terra tem magma que pode ultrapassar os 1000ºC; e, em vez de isopor, são as placas tectônicas que flutuam.

Como elas estão em constante contato, chega uma hora que essas placas não agüentam mais e quebram. É isso que chamamos de terremoto.

Com a quebra, nasce uma falha geológica. A pressão liberada é tão grande que gera o tremor de terra. Quando uma dessas falhas nasce, é muito mais fácil que outros terremotos ocorram na região.

No Brasil é mais difícil

Assim, os maiores terremotos acontecem onde duas placas tectônicas se "esbarram". É por isso que não acontecem muitos terremotos no Brasil. Nosso país está no meio de uma placa tectônica, longe do encontro de placas





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/100874/visualizar/