Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 22 de Fevereiro de 2011 às 11:10
Por: Julia Munhoz

    Imprimir


Marlon Konzen - chefe do setor Técnico Científico (Setec) da Polícia Federal de Mato GrossoFigurando entre os três melhores do Brasil, o Setor Técnico Científico (Setec) da Polícia Federal (PF) de Mato Grosso encerrou o ano de 2010 com um total de 2.145 laudos periciais concluídos e a meta para este ano é alcançar a primeira colocação, a exemplo dos anos de 2008 e 2009, afirmou o chefe do Setec, Marlon Konzen, em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

Com um total de 27 peritos distribuídos entre Cuiabá (18), Sinop (4) e Rondonópolis (5), nos anos em que esteve na primeira colocação o Setec de Mato Grosso concluiu aproximadamente 2.700 laudos. “Mesmo com pouco efetivo nós estamos entre os três melhores do país, perdemos apenas para estados como o Paraná”, explicou.

Dentre as investigações mais expressivas, Marlon ressaltou a Operação Jurupari, que durou dois anos e foi deflagrada em maio do ano passado. Segundo ele, foram requisitados 72 laudos durante todo o período de investigação.

Apesar do Setec MT possuir um efetivo especializado, que varia entre mestres e doutores, ainda há uma escassez de peritos no Estado. A maioria está concentrada em Brasília e São Paulo. Em alguns casos muitos aprovados em concursos preferem não tomar posse a vir para regiões de fronteira como Mato Grosso.

“Por ser um perfil especializado muitos peritos estão em uma faixa etária de aproximadamente 30 anos e possuem família, por isso, preferem não assumir o cargo a vir para regiões de fronteira”, ressaltou Kunzen, que é mestre em Química e está na PF há apenas três anos.

Outra questão citada pelo perito é quanto ao trabalho nas ‘grandes’ operações da Polícia Federal. Ele pontua que os agentes do setor trabalham apenas com fatos concretos e no Estado um dos pontos positivos é que há uma colaboração mutua entre peritos e delegados.

“Na perícia não existe o provavelmente, precisamos manter uma idoneidade. Além de que aqui (MT) há uma cooperação muito próxima com os delegados, o que é excelente para o trabalho”, finalizou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/101345/visualizar/