Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 28 de Dezembro de 2013 às 16:17

    Imprimir


Mato Grosso está lista dos estados brasileiros que irão integrar estudo nacional para indicar as áreas e os públicos prioritários a serem imunizados contra a dengue por meio de vacina. O levantamento será iniciado nos primeiros meses de 2014 e 63 cidades brasileiras, localizadas nas cinco regiões, integrarão o primeiro inquérito soroepidemiológico.


 
Informações do Ministério da Saúde revelam que o Estado foi selecionado por ser um dos locais que conta com índice de infestação elevado. Conforme último balanço apresentado pelo órgão federal, Cuiabá, por exemplo, estava entre as 3 capitais brasileiras em situação de risco para a doença. Os dados eram referentes ao Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) e detalhavam que mais de 4% dos imóveis pesquisados apresentavam larvas do mosquito.


 
Atualmente, a vacina brasileira contra a dengue está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan. As doses já começaram a ser testadas em humanos e a expectativa dos estudos científicos é de que a imunização seja administrada em uma única vez, como também combata os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) já identificados no mundo.


 
A técnica utiliza o chamado vírus atenuado, isto é, o próprio vírus da dengue modificado, de maneira que produz anticorpos na população, mas não desenvolve a doença. Desde 2006, profissionais do Butantan realizam os testes e demais trabalhos. Em todo o mundo estão sendo testadas 7 vacinas.


 
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está pesquisando uma nova vacina contra a dengue no Brasil. Na unidade, os estudos são realizados desde 2009, em parceria com o laboratório privado GSK. A previsão é que a vacina seja concluída no prazo de 5 anos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1032/visualizar/