Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 26 de Janeiro de 2011 às 16:59

    Imprimir


Mulheres que sofrem com calores e outros sintomas da menopausa têm um risco 50% menor de desenvolver as formas mais comuns de câncer de mama do que as pessoas que nunca tiveram sintomas.

A conclusão é de uma pesquisa publicada na versão on-line da revista "Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention".

O efeito protetor é maior para quem tem os sintomas com mais frequência e de forma mais acentuada, segundo o autor do trabalho, o especialista em epidemiologia do câncer de mama Christopher Li, do Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson, nos EUA.

A ligação entre o sofrimento na menopausa e o risco menor de câncer foi investigada porque hormônios como estrogênio e progesterona têm um papel importante no desenvolvimento da doença. A redução desses hormônios, causada pelo fim da função dos ovários, pode ter impacto na frequência e na gravidade dos sintomas da menopausa.

"Como os sintomas acontecem quando os níveis de hormônio variam ou caem, imaginamos que mulheres com sintomas de menopausa como calores e suores noturnos poderiam ter um risco menor de câncer de mama por causa dos menores níveis de estrogênio", afirmou o médico.

Os pesquisadores encontraram uma redução de 40% a 60% dos riscos de câncer invasivo ductal e de carcinoma invasivo lobular --dois dos tipos mais comuns de câncer de mama-- entre mulheres que tiveram calores e outros sintomas. O resultado se manteve mesmo levando em conta outros fatores de risco, como obesidade e reposição hormonal.

O estudo, feito com apoio do Instituto Nacional de Câncer dos EUA, entrevistou 1.437 mulheres que já haviam passado pela menopausa. Dessas, 988 tinham diagnóstico de câncer de mama.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/103833/visualizar/