Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Segunda - 17 de Janeiro de 2011 às 16:18
Por: Roseli Riechelmann

    Imprimir


Mais 169 professores nomeados no concurso estadual serão chamados até o final de janeiro, para assumirem vagas livres nas escolas do Estado. Com esses, sobem para 1.575 o número de professores concursados aprovados nomeados no cargo. Até o fim de 2011 a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prevê a chamada de 100% dos aprovados. E mais, aponta avanços na lista de classificados.

Com esta nova chamada, a Seduc registra 52,5% do quadro de professores aprovados e nomeados no respectivo cargo. Após o processo de atribuição de aulas, nos meses de janeiro e fevereiro, será feito novo levantamento de vagas livres, dando continuidade ao processo de nomeação. O candidato que não foi contemplado no município ainda terá a oportunidade de ingressar no polo, em vagas livres das escolas de municípios vizinhos.

Segundo registros levantados pela comissão de acompanhamento da nomeação e lotação dos candidatos aprovados e convocados, existe uma mobilidade natural no número de vagas livres. “Em muitos municípios tivemos uma baixa no número de vagas livres entre o lançamento do edital e hoje”, destaca o secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Paulo Henrique Leite de Oliveira.

Segundo ele, foram  vários os motivos que contribuíram para redução de algumas vagas ofertadas, dentre elas o aspecto social. “O êxodo em algumas regiões provocou decréscimo na taxa de crescimento e aumento significativo em outras regiões”, disse. O fluxo populacional do Estado nos últimos três anos promoveu reflexos percebidos após o ajuste das vagas. Foi registrado redução de matrículas em muitos municípios e aumento em outros.

100% DE NOMEAÇÕES

O importante é que, apesar do quadro apresentado, há previsão para que todos aprovados sejam chamados. Segundo a comissão da Seduc a aflição dos aprovados é natural. Porém, todos estão cientes que conforme o edital 004/2009, no artigo 19.1, o ingresso no cargo não é automático. Está condicionado às necessidades e possibilidades dos órgãos, sendo que as chamadas devem respeitar a ordem classificatória.

Outro ponto destacado pela equipe envolvida no processo é o de que apenas a Secretaria Adjunta de Gestão de Políticas Institucionais de Pessoal pode apontar as vagas livres. As escolas e assessorias pedagógicas participam do processo como colaboradores, pois desconhecem a movimentação global de vagas nos municípios.

A Seduc informa que para as vagas de Técnico e Apoio os índices de nomeação estão quase em 100%. No primeiro caso, as chamadas estão em torno de 80%, enquanto no segundo, chegam a 75%. A comissão, que conta com acompanhamento do Sintep, informa que novas chamadas estão previstas após a conclusão das matrículas em 2011 e atribuição de aulas. No decorrer do ano letivo, novas chamadas serão feitas. Algumas, conforme planejamento de convocação já previsto, no início do segundo semestre.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/104762/visualizar/