Repórter News - reporternews.com.br
Concursos/Empregos
Quinta - 13 de Janeiro de 2011 às 20:50
Por: Marcio Uhde

    Imprimir


Nova Mutum iniciou 2011 com 200 vagas de emprego em aberto e ausência de pessoas para contratação. As oportunidades são para atuar na linha de produção da BRF Brasil Foods, indústria frigorífica de frangos, onde já trabalham 2 mil funcionários. A falta de mão-de-obra local faz com que o recrutamento busque em outros estados, a exemplo do Maranhão, para garantir assim os planos de expansão e a ampliação do mix de produtos.

A ausência de mão-de-obra para linha de produção, não é uma situação restrita a Nova Mutum, mas de todo Médio Norte mato-grossense. Conforme Só Noticias publicou, na semana passada, em Lucas do Rio Verde, a Sadia, está com 100 vagas abertas para auxiliar de produção. Já nas Usinas Itamaraty, em Nova Olímpia, são mais 504 vagas para diferentes cargos, também no setor operacional.

A dificuldade de contratar para a indústria, entre outras causas, tem origem em questões sociológicas. Quem afirma é a administradora e especialista em gestão, de uma faculdade local, Elisângela Maria da Silva. "Os trabalhadores locais ainda não têm o hábito da indústria e muitas vezes preferem não se submeter a ambientes tidos como rígidos - friu extremo, calor, umidade, etc, ou mesmo aos turnos de trabalho de horários diferenciados. Como o município cresce acima da média nacional, existem oportunidades em outros segmentos, a exemplo da agricultura, do comércio e da prestação de serviços, pelos quais acabam optando", explicou.

Segundo ela, uma das alternativas poderia ser a mudança na forma de divulgar essas oportunidades, tornando-as mais atrativas. "Muitas empresas já adotam também sistemas de indicação (apadrinhamento), no qual os próprios funcionários do setor convidam conhecidos, mostrando que tratam-se de oportunidades interessantes", disse.

Entretanto, a especialista ressalta que esse é um processo natural. "Estima-se que a consolidação das contratações aconteça dentro de um período de 6 anos, após a abertura da indústria. Antes disso, de acordo com estudos especializados, essa rotatividade é tida como normal", disse.

A industrialização de Nova Mutum também é algo recente, tendo iniciado cerca de 12 anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105158/visualizar/