Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 06 de Janeiro de 2011 às 07:52
Por: Laís Costa Marques

    Imprimir


Agências, hotéis, guias e outros profissionais e estabelecimentos turísticos são obrigados a se cadastrar
Agências, hotéis, guias e outros profissionais e estabelecimentos turísticos são obrigados a se cadastrar

O número de empresas inscritas no Cadastur, sistema de cadastro do Ministério do Turismo (MTur) aumentou 136% em 2010 com relação a 2009, passando 482 estabelecimentos e profissionais para 1,140 mil no fim do ano passado. Ao todo, 658 novas empresas se cadastraram na Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur), 60% a mais do que foi registrado no ano anterior, quando 410 unidades foram inclusas no sistema.

O crescimento na adesão do setor é fruto do trabalho de divulgação da importância do Cadastur para regularizar os estabelecimentos, oferecer um banco de dados e ainda possibilitar a contratação de crédito por meio do Fundo para o Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO). Ao longo do ano, a Sedtur percorreu as principais cidades do interior para divulgar e cadastrar as empresas. É obrigatória a adesão de hotéis, pousadas e hospedagem em geral, agências de viagens, transportadoras de turistas, guias turísticos e organizadores de eventos. O cadastro está disponível também a restaurantes.

A coordenadora do Cadastur em Mato Grosso, Jaqueline Hessmann, diz que além da formalização, o cadastrado passa a integrar um banco de dados nacional que ajuda na divulgação da empresa e dá respaldo para que o turista contrate ou não o serviço, visto que com o cadastro significa que ela segue um conjunto de normas estabelecidas pelo ministério. Outro ponto ressaltado pela coordenadora é a facilidade de acesso ao crédito. "Para se cadastrar é preciso ter o alvará, o contrato social e a Certidão Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e depois desfrutar dos incentivos e do acesso ao crédito".

Foi pensando na possibilidade de contratar um empréstimo que o empresário Fernando Nonato, proprietário do restaurante Boi Grill, em Cuiabá inscreveu seu estabelecimento. Segundo ele, todas as ferramentas oferecidas para o setor em virtude da Copa poderão ser acessadas por aqueles que estiverem no sistema. "Poderemos tomar parte do que virá de incentivos, além de ser um importante instrumento para mensurar o segmento no Estado".

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Luiz Verdum, diz que o mais importante é o registro nacional de todas as empresas e com isso a publicação dos serviços oferecidos em cada região. "Lá encontram-se todos os dados para o turista, desde a infraestrutura até os preços. É um modo de divulgar as empresas e profissionais e assegurar os serviços prestados".

A gerente da CVC Viagens em Cuiabá, Maria Olinda Miralha Palma, afirma que o Cadastur dá credibilidade às empresas. "Antes de comprar, o turista pode ter as referências sobre o que vai encontrar e tomar a melhor decisão na hora de escolher onde ficar".

A estimativa é que atuem no Estado cerca de 20 mil estabelecimentos e profissionais ligados ao setor do turismo, o que mostra que apesar do crescimento, ainda há uma grande demanda pela formalização, uma vez que menos de 10% estão regularizadas junto ao Ministério do Turismo.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105833/visualizar/