Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 05 de Janeiro de 2011 às 13:29
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


O crescimento econômico do município de Nortelândia (a 253 km de Cuiabá) está ligado ao fomento de diferentes atividades como a industrialização e a comercialização. Após a extinção dos garimpos que fomentavam a economia local há cerca de 15 anos, a cidade sofreu com o processo de migração de metade dos seus moradores, que em busca de condições de trabalho foram para outras regiões. A cidade hoje tem cerca de 6 mil habitantes.

O primeiro passo para reativar o cenário de ascensão é a inauguração da indústria que processa cerca de 8 mil litros de leite dia. A bebida é de produzida por cerca de 350 famílias participantes da Cooperativa Agropecuária Mista Vale do Rio Santana (Coopermisa). O prefeito do município, Neurilan Fraga (PR), conta que foram investidos cerca de R$ 1 milhão, incluindo a construção da unidade industrial. Ele revela que, a princípio o objetivo é comercializar a produção no mercado local, devendo expandir para outros municípios até o fim do ano. Dependendo dos bons resultados, o prefeito diz que já planeja a expansão da indústria, que poderá chegar a 250 mil litros de leite/dia até outubro deste ano, gerando cerca de 30 novos empregos.

Conforme ele, além da cadeia do leite, o município também está investindo na produção de frangos. "Ao todo, 8 famílias da região que devem produzir para abate cerca de 300 frangos/dia". Ele ressalta que a produção sempre está ligada à industrialização. "Vamos comercializar a ave cortada em partes".

Fora da área rural, na zona urbana os investimento em fomento a economia serão direcionados à expansão do turismo de eventos, explica Fraga. "Estamos montado estruturas para receber novos visitantes a cada 3 meses".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/105898/visualizar/