Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 04 de Janeiro de 2011 às 10:06
Por: Camila Neumam

    Imprimir


Tony Andrade e Thyago Andrade/ Ag. News
Solange Couto e o marido, Jamerson Andrade; casal comemora gravidez
Solange Couto e o marido, Jamerson Andrade; casal comemora gravidez

A gravidez de Solange Couto aos 54 anos surpreendeu a todos. Além da idade avançada, a atriz afirmou ao R7 que engravidou naturalmente, sem se submeter a nenhuma técnica de fertilidade. Conseguir ter um filho nessa idade por meios naturais é algo considerado “excepcional” para o ginecologista e obstetra Wagner Busato, da clínica Fertility, em São Paulo.

- Esse caso deve ser considerado uma exceção, não é algo habitual. Acontecer uma gravidez de forma natural nessa idade me parece inverossímil.

Ele explica que a partir dos 46 anos é normal que haja uma queda brusca na produção de óvulos e, entre os 48 e 50 anos, a mulher para gradativamente de produzi-los, o que é chamado de “falência ovariana”. Com isso, o óvulo perde sua capacidade reprodutiva e a mulher a possibilidade de engravidar.

A falência ovariana pode até acontecer com mulheres mais jovens, mas a incidência é bem maior a partir dos 40 anos. Segundo Busato, a estatística mostra isso: um caso a cada cem a partir dos 40 anos e um para 250 aos 35, diminuindo com a idade.

Ainda de acordo com o médico, é mais comum mulheres engravidarem nessa idade quando se submetem às técnicas reprodutivas. As mais comuns são a de ovodoação – quando a mulher que pretende engravidar recebe óvulos de uma mulher anônima e mais jovem – ou quando usam os próprios óvulos congelados anteriormente.

Veja o que é preciso para doar óvulos e sêmen.

Recomenda-se o congelamento de óvulos quando a mulher vai passar por tratamento de quimioterapia ou se pretende ter filhos após os 35 anos.

- Vemos bons resultados nessa faixa etária com óvulos doados e mesmo assim é uma gravidez de risco por causa da idade da mulher.

Consequências

Antes mesmo de optar pela reprodução assistida, a mulher é submetida a uma série de exames para ver se está saudável. No caso das mulheres mais velhas, em especial, são observados se há sinais de envelhecimento na parte circulatória e ortopédica. O ideal é que estejam em ordem, já que terão de carregar um bebê (ou mais) por vários meses.

Ter boa saúde e já ter engravidado - o que se aplica a Solange - são fatores positivos para a gestação em idade avançada. Mesmo assim, a cesariana é a mais indicada nesses casos, principalmente se for a primeira gestação, pois o perigo da criança nascer prematura é muito maior em gravidezes de idade avançada, explica.

A saúde do feto é outro fator que não pode ser ignorado na gravidez de idade avançada. Nestes casos, o especialista afirma que há maior risco de o feto nascer com doenças genéticas, resultantes de alterações cromossômicas.

- O maior risco é para o feto, porque a mãe corre mais risco de sofrer alteração cromossômica a partir dos 35 anos. Quanto mais longe ela tiver dessa idade, maior o risco de a criança desenvolver Síndrome de Down , Síndrome de Edwards ou a Síndrome de Robert, que causam atraso mental, de crescimento, deficiências ou levam à morte antes do primeiro ano de vida.

Pré-Natal personalizado

Saber, portanto, o estado de saúde do bebê é essencial para saber como seguir adiante com o pré-natal. A partir do terceiro mês, a gestante pode ser submetida a exames bioquímicos e citogenéticos que mostram se a criança é normal ou se apresenta alguma alteração cromossômica. Diante da segunda opção, a grávida pode solicitar um pedido judicial para interrupção da gravidez.

- Gravidez de alto risco tem que ter pré-natal especializado e berçário especial porque o bebê pode precisar de terapia intensiva se nascer prematuro.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/106015/visualizar/