Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 23 de Dezembro de 2010 às 08:47
Por: Vívian Lessa

    Imprimir


Mato Grosso registrou 3,351 milhões de acessos a telefone móvel até novembro deste ano. A quantidade poderá ter aumento considerando as promoções e planos atrativos oferecidos pelas operadoras neste fim de ano. A procura maior no Estado é por telefones pré-pagos, que atualmente soma 2,875 milhões de aparelhos, representando 85,81% do total. O número de mato-grossenses que utilizam o serviço pós-pago é bem menor, quase 15% dos usuários de telefonia móvel com um total de 475,494 mil usuários.

Em relação à teledensidade, Mato Grosso registrou 107,85 acessos por 100 habitantes. Entre os 50 municípios brasileiros que possuem um numero maior de densidade na telefonia móvel, Cuiabá aparece na 12ª posição, com 115,87 acessos por 100 moradores, e Rondonópolis na 35ª, com 98,78 acessos. A liderança ficou com Salvador, na Bahia (150,57 acessos), conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados esta semana.

A demanda crescente pelo uso de celulares tem provocado as operadoras a aperfeiçoarem a qualidade do serviço oferecido. O gerente regional da Vivo em Mato Grosso, Márcio Rattes, explica que o alto índice de teledensidade apresentado por Mato Grosso acompanha o crescimento mensal de usuários de telefonia móvel, assim como a evolução econômica do Estado.

Ele ressalta que a operadora tem acompanhado esse crescimento e investido na região, como na ampliação de cobertura, pontos de vendas e melhoria no atendimento. "Este ano, por exemplo, ampliou a cobertura de voz para o município de Tesouro, alcançando 98 localidades mato-grossenses". A operadora também está ampliando a sua cobertura 3G, que já é disponibilizada para 26 cidades do Estado. A operadora Claro também tem buscado atender a demanda crescente em Mato Grosso. "De janeiro a novembro deste ano, a Claro teve um crescimento de 1,12 ponto percentual no número de acessos no Estado. E a expectativa para o Natal é excelente. Esperamos fechar o ano com ótimos resultados em Mato Grosso", destaca Soraia Tupinambá, diretora regional da Claro para o Centro-Norte.

Com relação às vendas neste Natal, a gerente de uma revenda em Cuiabá, Priscila Costa, afirma que não haverá tanta procura por causa do alto valor dos produto. Porém há lojas que estão oferecendo alguns modelos com preços acessíveis e apostam nas vendas neste fim de ano.

Nacional - Com 3,09 milhões de novas habilitações, o Brasil registra 197,53 milhões de acessos em operação no Serviço Móvel Pessoal (SMP), de acordo com a Anatel. A base de assinantes em novembro cresceu 1,59% em relação a outubro e 16,36% em comparação com novembro de 2009, quando o país possuía 169,75 milhões de acessos. Atualmente, há 101,96 celulares por grupo de 100 habitantes no Brasil. A maior teledensidade é registrada na região Centro-Oeste, com 121,83 acessos a cada 100 habitantes. Dos acessos em operação no país, 82,21% são pré-pagos, e 17,79% pós-pago.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/106931/visualizar/