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Economia
Quinta - 23 de Dezembro de 2010 às 07:50

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A primeira versão aditivada do etanol desenvolvida para motores flex só deverá chegar ao mercado de Mato Grosso no segundo semestre de 2011. Até agora nenhuma distribuidora optou por lançar o etanol aditivado no mercado e as revendas apenas aguardam a chegada do produto.

“Pensamos que esta demora pode estar relacionada ao preço atual do etanol comum, que pode não estar com o preço muito competitivo para o consumidor”, explicou Bruno Borges, secretário executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Mato Grosso (Sindipetróleo). O etanol está sendo vendido atualmente ao preço médio de R$ 1,86/litro nos postos revendedores da Grande Cuiabá, o maior dos últimos três anos.

Segundo Bruno Borges, por oferecer vantagens em relação ao etanol comum – como a maior autonomia dos veículos – o aditivado custará mais caro, daí o suposto desinteresse das distribuidoras em lançar o produto no mercado. “O Sindipetróleo não tem ainda informações de que haja no Estado algum posto vendendo o etanol aditivado, mas esperamos que no próximo ano o produto já esteja disponível no mercado regional”, frisou.

No Brasil, o etanol aditivado foi lançado no primeiro semestre deste ano, pela Shell. O novo combustível oferece a proprietários de carros e motos um pacote de aditivos, como o Friction Modification Technology (FMT), que confere uma maior proteção das partes internas do motor que entram em contato com o combustível, além da capacidade extra de limpeza do sistema de alimentação de combustível, como bomba, injetores, e válvulas. O Shell V-Power Etanol foi também desenvolvido para contribuir na melhoria da resposta do motor, garantindo maior autonomia (maior quilometragem rodada com um litro do novo combustível).

De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), cerca de 90% dos veículos leves vendidos atualmente são bicombustível. “O Brasil adaptou os motores para o etanol, e nosso trabalho foi criar um combustível diferenciado exclusivamente voltado para os carros flex produzidos aqui. Todas as nossas pesquisas mostram que o consumidor busca um produto aditivado para proteger melhor seu veículo. É essa inovação que estamos entregando ao mercado”, afirmou o diretor de Operações da Shell, João Alberto Abreu.

Os mecânicos afirmam que ao aumentar a proteção do motor contra depósitos acumulados pela queima do combustível, o novo etanol propicia uma mistura mais homogênea entre ar e combustível, refletindo numa queima mais completa e em um melhor aproveitamento da energia gerada pela combustão.

Exclusivo no mercado brasileiro, até o final deste ano, a marca comercializa o etanol aditivado em mais de 500 postos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O produto está previsto para chegar em outras regiões a partir do segundo semestre de 2011.

PREÇO - Por se tratar de um combustível diferenciado, o preço pago na bomba será mais elevado para o consumidor que o valor cobrado pelo álcool comum. Assim como acontece com a gasolina, a diferença de preço entre o etanol comum e o aditivado poderá ser de 7%. Mas o valor pode variar de acordo com a praça e custo do frete.

Pelas previsões da Shell, se o ritmo de crescimento das vendas de etanol continuar acima dos 10% ao ano, o volume comercializado desse combustível deve superar o da gasolina em 2013. A companhia estima vender perto de 17 milhões de litros do etanol aditivado por mês apenas em São Paulo. (MM)






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