Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 21 de Dezembro de 2010 às 07:53
Por: Marcondes Maciel

    Imprimir


PEDRO ALVES/DC
Vale tudo para atrair o cliente nesta época. Até a bandinha em pleno calçadão, reforça o apelo ao consumo
Vale tudo para atrair o cliente nesta época. Até a bandinha em pleno calçadão, reforça o apelo ao consumo

Com estoques prontos, vitrines decoradas, décimo terceiro em circulação e consumidores nas ruas, as lojas da Grande Cuiabá apostam em crescimento de até 12% nas vendas deste Natal, em relação à data do ano passado. Novidades e lançamentos estão estampados para chamar a atenção dos consumidores e o cenário é de otimismo entre os lojistas, que vivem momentos de euforia com a expectativa de um bom faturamento no final do ano.

Segundo o presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos de Cuiabá e Várzea Grande (Sincotec), Roberto Peron, “as perspectivas realmente são ótimas para este Natal”, com as vendas podendo crescer entre 10% e 12%”. A estimativa acima de 10% é um percentual revisado em função do movimento já contabilizado às vésperas do Natal.

Além do clima natural de euforia que toma conta dos consumidores nesta época do ano, um fator a mais está contribuindo para que o movimento fique ainda mais intenso nas ruas: a campanha “Natal Premiado”, que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lançou para aumentar o desejo de consumo na população. Inúmeros prêmios serão distribuídos por meio de sorteios, e o mais desejado são os carros zero quilômetros.

“Este ano os consumidores terão mais opções e maior facilidade para comprar. Por isso as expectativas são boas e mais uma vez apostamos que o espírito natalino tomará conta das pessoas neste final de ano”, afirma um lojista da Rua 13 de Junho.

Com a expectativa de maior circulação de dinheiro no comércio, reforçada pela campanha da CDL, muitas lojas investiram em decoração e campanhas para os clientes. “Temos inúmeras novidades na área de enfeites para decoração, mesas e louças”, informa Ana Luiza, vendedora de uma loja de decoração, presentes e utilidades.

Outra loja, especializada em artigos para decoração natalina, oferece inúmeras novidades aos clientes. Estas novidades vão desde a popular figura do papai Noel até componentes eletrônicos, fibras óticas, árvores, pedras e fitas com iluminação. “Nossa loja trabalha com mais de cinco mil itens e é uma das mais completas, por isso apostamos em um bom resultado”, diz a gerente da loja.

De acordo com os vendedores, as cores predominantes no Natal deste ano são o vermelho e o dourado, porém, surgem cores alternativas como o bronze, o verde e até o preto. “Este será um ano de muitas variações de cores. Os clientes terão várias opções”.

Na opinião dos empresários, as lojas de Cuiabá vão se concentrar este ano no atendimento às classes C, D e E – faixa de renda de até cinco salários mínimos, onde houve aumento considerável do poder aquisitivo principalmente para vestuário, calçados e alimentos.

SHOPPING POPULAR - No Shopping Popular dos Camelôs, os vendedores também estão otimistas e prevêem incremento de até 20% nas vendas em relação ao Natal de 2009. Um dos fatores que influenciou na formação de estoque este ano é a valorização do real em relação ao dólar, favorecendo a aquisição de produtos importados.

“Temos grandes motivos para este otimismo”, diz o presidente do shopping, Misael Galvão. “A economia continua aquecida e ainda notamos uma melhora no poder aquisitivo da população. Acredito que estamos em um momento muito especial para o consumo e a população não vai deixar passar esta oportunidade para gastar um pouco mais no final do ano”, afirma Galvão.

Segundo ele, além da maior variedade de produtos disponíveis no shopping, os clientes terão preços mais acessíveis, principalmente nas mercadorias importadas. No total, mais de dois mil itens são ofertados aos consumidores do shopping, desde eletroeletrônicos, brinquedos e relógios até confecções e calçados.

No Shopping Popular são 392 bancas em funcionamento. Para este mês de dezembro, a estimativa é de que 320 mil pessoas circulem pelo local.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/107183/visualizar/