Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 18 de Dezembro de 2010 às 04:38

    Imprimir


Uma parceria entre a Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Lageadinho, Prefeitura Municipal e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro) proporcionou a limpeza e plantio de árvores na área do Parque Municipal do Lajeadinho, localizado na região da grande Vila Operária. A ação foi realizada nos dias 15 e 16 de dezembro com o apoio da Cooperativa dos Catadores de Rondonópolis. 

“As áreas verdes urbanas proporcionam melhorias no clima e no meio ambiente que vivemos e com relação a esse aspecto deve ser ressaltada a importância da manutenção desses locais. Tendo conhecimento dos problemas enfrentados no Parque Municipal do Lageadinho, nós da Aeagro consideramos de grande relevância prestar ajuda a recuperação da Mata Ciliar dessa localidade”, explicou o presidente da entidade, Airton Froeder.

De acordo diretor técnico da Aeagro, Júlio César Alves de Lima, a associação cedeu os equipamentos como um trator e roçadeiras. “Ficamos sabendo da necessidade que havia de se fazer uma limpeza em uma área de recuperação de mata ciliar no Parque do Lageadinho. Sendo que essa era uma ação imediata em uma área de aproximadamente de um hectare, tendo conhecimento de que para roçar todo esse espaço na mão, seria um processo complicado e demorado, desta forma colaboramos com o trabalho terminando o trabalho em apenas dois dias”, afirma Julio.

A coordenadora da Ong Amigos do Lageadinho, a irmã Catequista Franciscana Isabel Pereira da Silva conta que o objetivo do trabalho foi fazer a limpeza em um local onde, anteriormente, foram plantadas 250 mudas de árvores nativas.

“Plantar uma árvore não requer muita dificuldade, o difícil é manter esses locais, então fico muito agradecida aos companheiros, às pessoas que estão dispostas a ajudar e a Associação dos Agrônomos que estenderam as mãos para nós. É somente com essas parcerias que podemos avançar, pois a demanda é muito grande para o Poder Público atender”.

A irmã comenta ainda que a Ong faz parte também de um grupo maior de ambientalistas, a Rede Ambiental de Rondonópolis, sendo que essa Rede tem o propósito de cultivar e trabalhar em prol de áreas verdes.

Outra vertente que Isabel aponta é a preocupação com as nascentes dos Rios. “O grande problema do milênio é a água e nós precisamos cuidar dessa questão que é tão simples de resolver. Nossa região é muito rica no potencial de água e nascentes, e essa é nossa demanda maior no momento”, revela a irmã.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/107445/visualizar/