Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 15 de Dezembro de 2010 às 10:55

    Imprimir


Quase metade da população se sente insegura na cidade onde vive, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa "Caracterização da vitimização e do acesso à Justiça no Brasil" tenta mensurar a preocupação do brasileiro com a segurança e as suas consequências. Na prática, 76,9 milhões de pessoas não se sentem seguras na cidade onde vivem, o equivalente a 47,2% da população.

A pesquisa mostra ainda que 21,4% da população não se sente segura nem mesmo em casa. No próprio bairro, a sensação de insegurança atinge 32,9% das pessoas.

"A percepção de segurança é uma questão subjetiva: você se sente seguro na sua casa, na sua cidade? A pesquisa mostra um retrato do último trimestre do ano passado", afirma Cimar Azeredo, do IBGE. Ele cita como exemplo fatores posteriores ao último trimestre de 2009 que eventualmente poderiam afetar a maneira como as pessoas avaliam a segurança da sua região, como a invasão do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, no mês passado.

Entre as regiões, o Norte do país tem o maior percentual de pessoas que se sentem inseguras (28,4% em relação à residência, 40,2% em relação ao bairro e 51,8% em relação à cidade). De outro lado, a região Sul tem o maior percentual de pessoas que se sentem seguras (81,9% em casa, 72,6% no próprio bairro e 60,5% na cidade).

De modo geral, a sensação de segurança é menor em áreas urbanas do que em áreas rurais. Os homens se declararam mais seguros do que as mulheres.

A pesquisa mostra ainda que que a sensação de segurança em casa aumenta de acordo com a renda domiciliar per capita do entrevistado. Em compensação, o sentimento de segurança no bairro e na cidade é maior entre os que têm renda mais baixa.

Entre os Estados, o Pará ocupa o topo do ranking de sensação de insegurança, com um percentual de 63,1% de pessoas inseguras em relação à cidade. O Rio de Janeiro aparece em segundo, com um patamar de 57,7%. O local com menor percentual de pessoas inseguras em relação ao local onde vivem é o Tocantins, com percentual de 28,2%. São Paulo está em 11º lugar no ranking com um percentual de 48,9% de inseguros em relação à cidade onde vivem.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/107761/visualizar/