Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 31 de Agosto de 2013 às 09:33

    Imprimir


Médicos do Hospital Santo Antônio de Sinop (HSA) realizaram a primeira cirurgia cardíaca do Norte de Mato Grosso. O procedimento, colocação de um marca-passo, foi feito em uma criança, 9 anos, que reside em Alta Floresta. A operação foi feita para corrigir uma doença congênita, aquela que é adquirida antes ou mesmo após o nascimento.


 
A criança teve uma rápida recuperação e passa bem. "O paciente está evoluindo com absoluto sucesso", afirmam os médicos que compuseram o corpo de cirurgiões Carlos Alberto dos Santos e Rodrigo Martins Alves. Ainda de acordo com eles, há pelo menos um ano o corpo clínico do Hospital Santo Antônio vem se preparando para a realização de cirurgias de alta complexidade.


 
O médico anestesiologista e diretor financeiro da instituição, Heller Paolinelli Chaves, revela que cirurgias de alta complexidade exigem uma mudança estrutural hospitalar muito grande. "Para a realização desses procedimentos, são necessárias mudanças extremas em setores como alimentação, esterilização de equipamentos, no corpo clínico e na estrutura física como um todo".


 
Ainda de acordo com a administração, dentro de pouco tempo o hospital estará preparado para a realização de vários tipos de cirurgia de alta complexidade, assim como qualquer tipo de cirurgias cardíacas, como por exemplo, ponte de safena, troca de válvula, cateterismo, entre outras. A novidade virá com a inauguração do laboratório de hemodinâmica, previsto para funcionar nos próximos 60 a 90 dias.


 
Assim que estiver em pleno funcionamento, o hospital contará com um quadro clínico de oito cardiologistas, dos quais, pelo menos, cinco serão cirurgiões cardíacos. Por se tratar de uma instituição com cunho filantrópico [Fundação de Sinop Comunitária de Sinop], a cirurgia foi realizada em sistema de parceria, entre hospital, médicos cirurgiões e a empresa que doou o marca-passo.


 
Mas, segundo a diretora admirativa, Andréia Queiroz, a entidade já corre atrás de um credenciamento, para este tipo de procedimento, junto ao Sistema Único de Saúde. "Estamos trabalhando para que a população de Sinop, assim como da região, possa ter uma saúde de qualidade".





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/10819/visualizar/