Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 06 de Dezembro de 2010 às 20:37

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira que o estoque de crédito na economia deve aumentar mais neste mês, e que o Brasil deve figurar entre as economias que mais crescem neste ano e no próximo.

"Até dezembro, devemos chegar a 48,9% do PIB (de crédito), uma evolução boa, tanto no crédito livre quanto no crédito direcionado. A economia tem crédito suficiente para dar continuidade aos projetos do país", afirmou ele em evento no Rio de Janeiro.

Ele lembrou que, em outubro, o estoque de crédito correspondia a 47,2% do PIB e, no início da década, em 2000, era de 26,9% do PIB.

CRESCIMENTO

Mantega disse, ainda, que o Brasil figurará entre os países com maior crescimento neste ano e no próximo, mesmo com a desaceleração prevista para 2011.

"Este ano devemos ter um crescimento de 7,5%, inferior apenas à China e à Índia. Estou levando em conta as grandes economias."

"A expectativa é que em 2011 haja um crescimento mais moderado de todas as economias, inclusive da chinesa", disse o ministro. "É uma espécie de refluxo do programa de estímulo que houve depois da crise de 2008."

"O Brasil vai ter uma queda para algo como 5%, é um ano de ajustamento econômico", acrescentou. No slide apresentado pelo ministro, a projeção era de expansão de 5,5%, como consta da última edição do "Economia Brasileira em Perspectiva", que mostra as previsões do Ministério da Fazenda.

Em Brasília, ao chegar ao ministério, questionado por que tinha reduzido a projeção de crescimento de 2011, Mantega disse apenas que isso se devia às medidas tomadas, sem detalhar a resposta, segundo sua assessoria.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108655/visualizar/