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Economia
Domingo - 05 de Dezembro de 2010 às 08:25
Por: Marcondes Maciel

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Estimativas são de que empresas de MT passem a vender cada mais seus produtos para consumidores de outros estados
Estimativas são de que empresas de MT passem a vender cada mais seus produtos para consumidores de outros estados

O e-commerce, ou comércio online, está a cada dia mais comum na vida das pessoas. Os principais motivos: comodidade e grandes descontos. Nos últimos 10 anos, esse tipo de transação cresceu 45% em todo o Brasil. Para os próximos cinco anos, o número deve aumentar 30%. Cerca de 10 mil empresas vendem no mundo virtual.

Em Mato Grosso, as compras pelo portal eletrônico de negócios TN Brasil devem aumentar 32% no natal deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Mais: a média de tíquete de compra dos consumidores mato-grossense (R$ 372) continua sendo maior se comparado à média nacional, R$ 317, diferença de 17,35%. Os produtos mais procurados são eletroeletrônicos, CDs/DVDs, imóveis, carros, máquinas agrícolas, autopeças e acessórios.

“Em médio prazo, Mato Grosso passará a ser mais vendedor do que comprador no mundo da internet”, prevê Ivo Debona, diretor da TN Brasil. Segundo ele, o volume de acessos dos mato-grossenses no período de janeiro a novembro deste ano, em relação a igual período de 2009, cresceu 142%.

Em todo o país, a 3G ficou com 20,9 milhões de acesso da TN Brasil. A banda fixa respondeu por 13,2 milhões de todos os acesso e, os minimodens móveis, 6,4 milhões de acessos. Na somatória de todas as empresas de telecomunicações, já são 265 milhões de clientes em todo o Brasil.

Os produtos mato-grossenses mais procurados pelos internautas de outros estados são imóveis (77% da procura). Desse total, 60% dos acessos das pessoas que estão em busca de imóveis no Estado são de outras regiões. “Depois do anúncio da Copa em Cuiabá, o aumento dos internautas pela procura de imóveis, em nosso Estado, foi de 250%”, conta Debona, acrescentando que as palavras mais usadas nos acessos são imóveis, construção, incorporadora, copa pantanal e representação.

Debona lembra que atualmente o cliente mato-grossense tem o hábito de comprar pela internet produtos de empresas fora do Estado, mas dentro de alguns anos acredita que as empresas locais que investirem no comércio eletrônico estarão ampliando o atendimento desta demanda existente no Estado.

“Os empresários mato-grossenses já estão antenados e, em 2009, tivemos diversas empresas do Estado atuando na venda de produtos como bolsas e acessórios femininos, materiais de construção, hidráulica, peças e artesanatos”, pontua. “Aqui o comércio eletrônico já está despertando o interesse dos empresários e acreditamos que nos próximos anos boa parte dos negócios estará sendo feito via internet”.

MAIS VENDIDOS - Os produtos mais vendidos na internet são os livros. “É uma commodity, ou seja, é o mesmo produto em qualquer lugar. Além de ser algo simples de ser vendido e transportado”, explicou Gerson Rolim, diretor-executivo do site Câmara-e.net, que realiza estudos e pesquisas sobre o e-commerce. Em segundo lugar na lista de compra estão produtos de saúde, beleza e medicamentos. Logo depois aparecem itens de informática, eletrodomésticos e eletrônicos em geral. CONSUMIDORES - Os principais consumidores de produtos online são adultos na faixa de 24 a 49 anos, com renda mensal de R$ 3,5 mil. O público de classe C e D, com mais de 50 anos, e entre 18 e 24, no entanto, registra o maior crescimento nesse tipo de mercado. “A tendência é que cada vez mais o perfil do consumidor online se iguale ao do cidadão brasileiro em geral”, analisa Maurício Salvador, diretor de marketing e vendas da E-bit, empresa pioneira na realização de pesquisas sobre hábitos e tendências de e-commerce no Brasil.






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