Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 05 de Dezembro de 2010 às 02:15

    Imprimir


O governo do Japão anunciou neste sábado que buscará na 16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP-16) um acordo "global e vinculativo" que comprometa os que mais poluem na luta contra a mudança climática.

"Fizemos bons progressos esta semana e queremos ver mais passos em nossos esforços para estabelecer um novo marco efetivo para combater a mudança climática", explicou em entrevista coletiva Mitsuo Sakaba, embaixador na ONU em assuntos de mudança climática.

"A posição japonesa é buscar um marco mais global com a participação dos grandes emissores (China e Estados Unidos) de forma vinculativa após 2012. É o último objetivo de nosso governo", acrescentou o funcionário.

Há seis dias o Japão tornou público perante os demais participantes uma velha posição, sua negativa a aderir a uma possível segunda fase do Protocolo de Kioto, atitude que não mudou e que gera mal-estar entre muitos países em desenvolvimento.

Estes últimos consideram que sem uma segunda fase do único tratado internacional vinculativo para reduzir emissões de gases causadoras do efeito estufa não é possível chegar a um resultado equilibrado em Cancún.

O Japão rejeitou que a conferência climática esteja em ponto morto, prova do qual é um texto de trabalho apresentado pela presidente do grupo de trabalho de Ação Cooperativa a Longo Prazo, Margaret Mukahanana, sobre o qual já há bastante receio e que não tem status de texto de trabalho.





Fonte: Efe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/108834/visualizar/