Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 23 de Novembro de 2010 às 10:45

    Imprimir


A Associação de Hipertensão Arterial Pulmonar do Reino Unido, com apoio da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e de diversas entidades no mundo inteiro, lançou uma campanha global denominada “Dê um beijo pela HP”. O objetivo é chamar a atenção para a Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), uma doença grave nas artérias que ligam os pulmões ao coração.

A campanha vem divulgando fotos de portadores e amigos com os lábios coloridos de azul, disponíveis inclusive no site da associação. No Brasil, a campanha conta também com o apoio da Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Hipertensão Arterial Pulmonar (Abraf). Para participar, basta preencher um formulário, já em português, disponível no site da campanha, beijá-lo e enviar para a sede da Abraf, a foto é uma brincadeira para atrair mais participantes.

“O que a campanha busca, em todos os países, é dar notoriedade à doença. Com esse movimento, a gente espera que o nome da doença fique mais popular, que as pessoas passem a questionar e que não seja algo totalmente desconhecido de todos”, afirma a vice-presidente da Abraf, Paula Fajardo Ribeiro de Menezes.

A iniciativa pode colocar a HAP no Guinness Book, o livro dos recordes, se atingir a marca de 40 mil formulários preenchidos.

“Quanto mais conhecida for a doença, mais ela será estudada e questionada”, explica a dra. Paula, que ressalta a importância também de despertar o interesse junto à classe médica e outros profissionais da saúde. “Hoje em dia são poucos os médicos que conhecem e tem capacidade de lidar com os sintomas e tratamentos da doença”.

Durante novembro, mês da conscientização da hipertensão pulmonar, a Abraf têm distribuído cinco mil folhetos pelo Brasil com informações sobre a doença e o site da campanha. O material da campanha também poderá ser encontrado durante o III Encontro Nacional de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar, em 27 de novembro, ou em postos de coleta. A relação está disponível no site.

“Nos postos de coleta do III Encontro Nacional, os participantes poderão mandar o beijo azul, colaborar com a campanha e ainda concorrer a aparelhos de exercícios fisioterapêuticos, que conseguimos de doação para os pacientes”, alerta Paula.

Os sorteados precisam estar presentes, pois logo após o sorteio será feita uma dinâmica com uma fisioterapeuta ensinando a realizar os exercícios corretamente.

O formulário está no link http://www.puckerup4ph.com/worldrecord-br.php, assim como a ficha que deve ser preenchida e beijada (com o batom azul) na marca indicada. Após o preenchimento, deverá ser enviada para a Abraf, no endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 118 conjunto 512, São Paulo/SP – CEP: 01032-000.

HAP

A HAP é uma síndrome caracterizada pelo aumento progressivo na resistência vascular pulmonar, que leva à sobrecarga do ventrículo direito causando falência e morte prematura da pessoa.

Na maioria dos casos, o sintoma inicial é a falta de ar progressiva, inicialmente durante exercícios físicos, que com a evolução da doença pode surgir até mesmo em atividades simples do dia a dia. Outros sintomas que podem aparecer são desmaio, fadiga e inchaço dos tecidos na parte inferior dos membros. Durante o exercício físico, dores no peito também podem aparecer.

Ainda não há cura para a doença, mas os tratamentos já disponíveis são fundamentais para trazer mais qualidade de vida ao paciente com HAP.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110072/visualizar/