Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 23 de Novembro de 2010 às 08:43
Por: Sinézio Alcântara/de Cáceres

    Imprimir


O crime organizado sofreu um dos maiores golpes dos últimos anos na fronteira Brasil/Bolívia através de Cáceres. Num intervalo de menos de 10 dias forças policiais apreenderam cerca de meia tonelada de cocaína, em pontos distintos da região - o que mostra a ação pesada na região. A maior apreensão dos últimos tempos – cerca de 300 quilos da droga, foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã de sexta-feira, na BR-174 entre Cáceres e Pontes e Lacerda. Em um dia antes, policiais militares da Força Tática do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) já haviam apreendidos 15 quilos de pasta base de cocaína, próximo a Vila Bela da Santíssima Trindade. Toda droga, conforme a polícia estaria avaliada em R$ 3 milhões.

 O início das apreensões ocorreu na madrugada do último dia 15. Cerca de 177 quilos da droga foi interceptada por soldados do Grupo Especial de Fronteira. Apesar do grande volume de apreensões, apenas cinco traficantes foram presos. Na apreensão dos 177 quilos feita pelo Gefron, foram presos os equatorianos José Luis Zambrano Escalante e a esposa Lipsi Felícia de Zambrano, ambos de 29 anos. No momento do tráfico, o casal levava ainda uma filha de cinco anos. Na apreensão dos 15 quilos realizada por policiais militares da Força Tática, foram recolhidos os traficantes Alexsandro Santi da Silva, 21 anos e Valim da Silva, 36 anos, tio e sobrinho.

 A apreensão feita pelo Gefron foi um rescaldo da Operação Cadeado realizada pelo Exército, envolvendo vários órgãos de segurança. A droga foi identificada como cloridrato de cocaína que é a cocaína em forma de sal, consumida pelos viciados de forma injetável ou pela aspiração do pó. A “coca”  foi encontrada no posto fixo da barreira do Limão, localizado na BR-070, principal entrada e saída do Brasil com a Bolívia. Foi a maior apreensão feita pelo Gefron desde sua criação. Estava camuflada no assoalho da caçamba da caminhonete modelo Mazda, do Equador.

 O carro estava entrando no Brasil quando foi abordado pelos policiais do Gefron que iniciaram a revista. Os policiais perceberam o nervosismo dos ocupantes e logo localizaram a droga no assoalho do automóvel. José Luis e Lipsi informaram para os policiais que a droga estava vinda do Equador e que estavam levando para as maiores cidades do Brasil.

A apreensão realizada por policiais militares da Força Tática ocorreu, em uma estrada vicinal, próximo a Vila Bela da Santíssima Trindade. A droga estava sendo conduzida por duas pessoas, na motocicleta Falcão 400 cilindradas, placa HKQ- 0701. A “coca” estava escondida em uma mochila.

 A maior apreensão foi realizada na manhã do dia 19 pela PRF na Operação Sentinela, no quilômetro 56 da BR-174. A droga estava entrando no Brasil no Mercedes Benz, modelo L1113, placa MPW-5457 de Cachoeiro de Itapemirim (ES), conduzido por Alberto Stefano – nome provavelmente falso, 53 anos. Após rápida vistoria os policiais suspeitaram do veículo e solicitaram o deslocamento até o Posto PRF para uma fiscalização mais detalhada. Porém, durante o trajeto o condutor do caminhão adentrou uma estrada vicinal abandonando o veículo e dando fuga mata adentro. No caminhão foi localizado um compartimento preparado na carroceria onde estavam sendo transportados 294 tabletes de cocaína, totalizando aproximadamente 300 quilos. A busca pelo condutor contou com o apoio de equipes da Policia Civil de Mirassol do Oeste e de Cáceres. Para a retirada da droga com compartimento preparado foi necessária o auxilio de uma equipe do Corpo de Bombeiros de Cáceres que utilizou um desencarcerador para romper as chapas de ferro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110095/visualizar/