Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 19 de Novembro de 2010 às 13:58

    Imprimir


Uma sondagem de opinião pública mostrou que a intenção de consumo atingiu um patamar recorde no mês de novembro, conforme divulgou nesta sexta-feira a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

O chamado "Índice de Consumo das Famílias", elaborado a partir de questões sobre perspectiva de consumo, satisfação com o nível de consumo atual e acesso a crédito, teve uma leitura de 139,1 pontos. Trata-se da sétima alta consecutiva deste indicador.

Em outubro, o mesmo indicador teve uma leitura de 137,5 pontos. Pela metodologia desse índice, a pontuação máxima é de 200.

O Índice de Consumo das Famílias é elaborado a partir de 18 mil questionários mensais, aplicados nas quatro regiões do país.

A pesquisa da CNC mostrou também que aumentou a parcela das famílias endividadas --de 58,6% para 59,8% da amostra, entre outubro e novembro-- A parcela das famílias que declararam ter dívidas ou contas em atraso também aumentou -- de 23,4% em outubro para 24,8% neste mês.

Para a CNC, no entanto, as atuais condições de acesso a crédito podem impedir uma elevação das taxas de inadimplência, bem como reforçam as projeções de um forte aumento (acima de 10%) das vendas do varejo para dezembro.

"O comportamento do endividamento em novembro indica que a manutenção do crescimento da renda e as facilidades de aquisição de empréstimos --com alongamento de prazos e quedas das taxas de juros praticadas --aliadas ao otimismo das famílias sustentarão o consumo no fim de ano", avalia a Confederação, no texto oficial da pesquisa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/110362/visualizar/