Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 12 de Novembro de 2010 às 09:11

    Imprimir


Os brasileiros afirmaram estar mais preocupados com a segurança nacional e a segurança na internet do que os consumidores dos outros 10 países pesquisados no Índice de Segurança Unisys e, além disso, apresentaram o segundo índice de maior preocupação em relação à segurança pessoal e financeira.

De modo geral, os brasileiros registraram o maior nível de preocupação em relação à segurança, indicando um índice de 185, o que indica um sério nível de preocupação. O Índice de Segurança Unisys é registrado em uma escala de 1 (baixo nível de preocupação) a 300 (maior nível de preocupação).

Apesar deste alto nível de preocupação, os resultados da pesquisa da Unisys apontam que os brasileiros não estão muito preocupados em proteger seus dados pessoais, particularmente em seus dispositivos móveis, como celulares e notebooks, por exemplo. Apenas 39% dos usuários de internet brasileiros disseram que trocam suas senhas regularmente nestes dispositivos, e menos da metade (45%) disse realizar as mudanças com certa freqüência e usar senhas inteligentes em seus computadores.

O Índice de Segurança Unisys é um indicador que mostra o nível de preocupação das pessoas em relação a quatro áreas: segurança nacional, segurança financeira, segurança na Internet e segurança pessoal.

De acordo com o Índice de Segurança Unisys, a maior preocupação dos brasileiros no momento é em relação à segurança de cartões de crédito e débito, seguido pelo medo de um surto epidêmico, roubo de identidade e segurança nacional.

“Os resultados do Índice de Segurança Unisys mostram que os brasileiros reconhecem algumas ameaças à segurança que não existiam antes. Uma possível explicação para esta percepção pode ser o fato de que o país se prepara para sediar eventos internacionais, como as Olimpíadas, e todos nós precisaremos lidar de maneira proativa com estas ameaças por meio de educação, conscientização e tecnologia”, diz André Vilela, diretor de soluções de tecnologia, consultoria e soluções da Unisys Brasil.

As maiores preocupações dos brasileiros

A pesquisa mostrou que 85% dos brasileiros entrevistados estão muito preocupados com a possibilidade de outras pessoas terem acesso a suas informações de cartões de banco e mais de três quartos dos brasileiros (79%) estão muito preocupados com o surgimento de uma possível epidemia no Brasil.

As preocupações com a segurança na internet aumentaram 13 pontos e foi a área de segurança que registrou o maior aumento desde a última edição do Índice de Segurança Unisys no Brasil, que ocorreu em março deste ano.

Exemplo que ilustra isso é o fato de que 60% dos brasileiros se disseram seriamente preocupados em relação à segurança de seus computadores, principalmente no que concerne a ameaças de vírus ou spam.

Os brasileiros disseram que estão tomando algumas medidas para se protegerem na Internet. A grande maioria (79%) dos usuários de mídias sociais disse restringir as informações pessoais que publicam nos sites de comunidades virtuais e, inclusive, afirmaram configurar suas contas e perfis de maneira a limitar o acesso a suas informações. Além disso, 67% dos usuários de computador mantêm seu software de antivírus atualizado.

“No entanto, precaver-se hoje não é apenas suficiente”, conclui André Vilela. “O mundo moderno exige que não se olhe a questão da segurança de um ponto de vista segmentado. Por isso, é parte da nossa estratégia de segurança da Unisys ir além dos bits e bytes da tecnologia e trabalhar em parceria com nossos clientes e sociedade de um modo geral. Só com uma abordagem unificada em segurança, que proteja pessoas, bens, tecnologias e lugares, alcançaremos este objetivo.”

O “Índice de Segurança Unisys” para o Brasil foi feito com base em uma pesquisa, por telefone, com 1.500 pessoas, entre 18 e 65 anos de idade (metade homens, metade mulheres). As entrevistas foram realizadas na Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

Sobre o Índice de Segurança Unisys

O Índice de Segurança Unisys é um estudo global bianual que oferece percepções de consumidores em relação a uma série de problemas relacionados à segurança.  O Lieberman Research Group conduziu a pesquisa na América Latina, Europa e Estados Unidos; Newspoll conduziu a pesquisa na Ásia-Pacifico. Desta edição participaram 10 mil pessoas de onze países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong, Itália, Nova Zelândia e Reino Unido. O estudo mede as percepções do consumidor numa escala de 0 a 300, sendo que 300 compreende o mais elevado índice de preocupação. Para mais informações, visite www.unisyssecurityindex.com.

Sobre a Unisys

A Unisys é uma empresa mundial de tecnologia da informação. Oferecemos um portfólio de serviços TI, software e tecnologia que resolvem problemas críticos para os clientes. A Unisys é especializada em ajudar os clientes a proteger suas operações, aumentar a eficiência e a utilização dos seus data centers, melhorar o atendimento aos seus usuários finais e funcionários, e modernizar seus aplicativos corporativos. Para oferecer esses serviços e essas soluções, reunimos ofertas e recursos em serviços de outsourcing, serviços de integração de sistemas e consultoria, serviços de infraestrutura, serviços de manutenção e tecnologia de servidores de grande porte. Com aproximadamente 23.000 colaboradores, a Unisys atende a organizações comerciais e órgãos públicos em todo o mundo. Para saber mais, visite www.unisys.com.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/111008/visualizar/