Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 21 de Outubro de 2010 às 13:52

    Imprimir


A piracema já tem data marcada para começar em Mato Grosso. Fica proibida a pesca nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins a partir do dia 01 de novembro e a partir de 05 de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Paraguai. Ambos se estendem até o dia 28 de fevereiro de 2011.

A definição das datas aconteceu durante a Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), realizada na manhã desta quinta-feira (21.10) e com a publicação da Resolução do Consema no Diário Oficial do Estado, a pesca estará proibida no estado a partir dessas datas, inclusive na modalidade “pesque e solte”.

A piracema é um processo natural que ocorre em ciclos anuais e consiste na migração das espécies rumo à cabeceira dos rios, buscando alimentos e condições adequadas para o desenvolvimento, principalmente das larvas e dos ovos.

A desova pode ocorrer ao longo do trecho do rio e não necessariamente nas cabeceiras, dependendo das condições naturais locais - alto nível de água do rio e águas oxigenadas e turvas que atendem à necessidade de desenvolvimento e proteção (amparo) contra a pesca predatória.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/112939/visualizar/