Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 02 de Outubro de 2010 às 09:02

    Imprimir


O Estado prorrogou por mais de 15 dias o período de proibição de queimadas que terminaria no dia 30 de setembro. Já antecipado este ano, esta é a primeira vez que o proibitivo é prorrogado por duas vezes. A decisão circulou no Diário Oficial de ontem. Segundo o governo, as condições climáticas desfavoráveis mais uma vez ocasionaram a prorrogação da medida.

De acordo com o secretário da pasta ambiental do Estado, Alexandre Maia, a decisão se respalda na segurança e se justifica pelo aumento no número de focos de calor, um quadro que teria se agravado em setembro. Mesmo com a incidência das chuvas que deverão se perpetuar por todo Estado, as previsões climáticas garantem que uma névoa seca ainda vai perdurar sobre Mato Grosso nos próximos meses. De acordo com previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), a umidade ainda vai continuar baixa e a temperatura, elevada no trimestre.

Durante o período, a limpeza e o manejo florestal com uso do fogo continuam proibidos. O Decreto foi assinado pelo governador Silval Barbosa, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, e pelo secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, e entra em vigor na data da sua publicação. (DM com assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113370/visualizar/