Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 01 de Outubro de 2010 às 11:28
Por: Alex Fama

    Imprimir


O governo do Estado publicou no Diário Oficial de ontem (que circula hoje) o decreto que prorroga até o dia 15 de outubro o período proibitivo das queimadas em Mato Grosso. Esta é a segunda ampliação do prazo este ano. O motivo da ampliação do período, segundo o decreto, é devido ao aumento dos focos de calor registrados no Estado nos meses de junho, julho e agosto, "cuja a tendência é de se agravar nos meses de setembro e outubro, em razão da previsão do prolongamento do período de estiagem".

Conforme Só Notícias já informou, os incêndios florestais aumentaram 631% este ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados coletados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) mostram que, entre 1º de janeiro e 28 de setembro, foram registrados 211.946 focos de calor no Estado, sendo que em 2009, foram 28.991 focos.

Proibição - Com início antecipado para 8 de julho, o período proibitivo das queimadas terminaria no dia 15 de setembro. Como a estiagem verificada é muito forte, o prazo foi prorrogado para o dia 30 do mesmo mês e agora, uma nova ampliação passou a data final para 15 de outubro.

A situação é crítica em vários municípios como Marcelândia, que em agosto teve um incêndio que devastou boa parte do perímetro urbano. A cidade de Chapada dos Guimarães também sofre com o problema, que comprometeu a vegetação do Parque Nacional e também zona rural. Sinop também sofre com os vários focos de incêndio entre outros municípios de todo o Estado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113464/visualizar/