Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Sexta - 01 de Outubro de 2010 às 01:13

    Imprimir


A Justiça Eleitoral irá colocar no ar na sexta-feira e no sábado propaganda no rádio e na televisão informando que o eleitor precisa apresentar apenas um documento com foto na hora do voto.

A mensagem será: "por decisão do Supremo Tribunal Federal, o eleitor não será impedido de votar caso leve apenas o documento oficial com foto para sua seção eleitoral neste domingo, dia 3. Justiça Eleitoral."

Os eleitores poderão apresentar carteira de identidade civil, de trabalho ou de motorista ou o passaporte.

Na televisão, serão exibidos filmes de 15 segundos em forma de comunicado oficial. As rádios também vão veicular texto com o mesmo teor e a mesma duração.

Nesta quinta-feira, o STF decidiu, por 8 votos a 2, que o eleitor não precisa apresentar o título de eleitor. A maioria dos ministros acatou ação do PT contrária à obrigatoriedade de dois documentos.

A preocupação do partido era com um grande número de abstenção na hora da votação, levando-se em conta que muitas pessoas não encontrassem o título eleitoral no dia das eleições.

A relatora do caso, ministra Ellen Gracie, encontrou uma solução para não declarar a norma inconstitucional, mas permitir que o eleitor vote apenas com um documento com foto, como identidade, carteira de motorista ou passaporte, por exemplo.

No dia 3 de outubro de 2010, mais de 134 milhões de eleitores vão às urnas eleger seu presidente e vice, governadores e vices, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. O segundo turno, se houver, ocorrerá no dia 31 de outubro.

Consulte aqui a situação do seu título de eleitor e o seu local de votação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113503/visualizar/