Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 30 de Setembro de 2010 às 08:36
Por: Caroline Rodrigues

    Imprimir


Mato Grosso é líder na quantidade de áreas degradadas e segundo lugar em desmatamento da Amazônia Legal. Os dados são do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). No mês de agosto, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) da organização registrou 1.549 km de áreas degradas no país, sendo que 711 quilômetros quadrados ou 46 % estão no Estado. Na lista de devastação, o Pará está em segundo lugar com 591 quilômetros quadrados ou 38%.

A estatística também mostra que a área degradada aumentou 241% do Brasil em comparação ao mesmo período do ano passado. O Imazon considera áreas de floresta degradada as que apresentam evidências de incêndio florestal ou que estão sob exploração madeireira de alta intensidade, resultando na exposição do solo.

Desmatamento - O SAD detectou que 24 quilômetros quadrados, ou 23%, da Amazônia Legal foram desmatadas no território mato-grossense no mês de agosto. Ao todo foram 210 quilômetros quadrados no país, sendo que a maior parte está no Pará, 143 quilômetros quadrados, ou 68%. Conforme a estatística o desmatamento reduziu 23% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 210 quilômetros quadrados.

Os Estados do Amazonas (10%), Acre (6%) e Rondônia (5%) também foram citados no relatório. O desmatamento, de acordo com o Instituto, comprometeu 3,4 milhões de toneladas de carbono ou 12,5 milhões de toneladas de CO2 equivalente.

Outro lado - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foi procurada para falar sobre o assunto, mas não deu retorno.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113609/visualizar/