Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quarta - 29 de Setembro de 2010 às 05:13

    Imprimir


O governador Silval Barbosa (PMDB) foi até a capital carioca para conhecer de perto como funciona uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, um modelo de atendimento de saúde que ele pretende implantar em Mato Grosso, em parceria com o governo federal. A rotina de funcionamento de uma UPA carioca é o foco do programa da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e televisão, que esta semana aborda o tema saúde pública.

Na capital do Rio de Janeiro, ele foi recebido pelo secretário de Estado de Saúde, Sérgio Cortês, que levou o candidato peemedebista até uma UPA para explicar as vantagens desse modelo de pronto-atendimento à população. “O grande diferencial da UPA é a taxa de transferência que é inferior a 1%”, relata Cortês. Esse resultado é fruto do modelo de atendimento da UPA, cujo espaço abriga médicos, exames, farmácia e até dentista e, por isso, ajuda a desafogar unidades de urgência e emergência.

UPAs - As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h - são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. As UPAs podem ser classificadas em três diferentes portes, de acordo com a população da região a ser coberta, a capacidade instalada (área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos e capacidade diária de atendimentos médicos) e para cada porte foi instituído incentivo financeiro de investimento para implantação das mesmas além de despesas de custeio mensal.

Medicamentos – Em Niterói, cidade localizada na Baixada Fluminense, Silval também conheceu o Instituto Vital Brazil (IVB), um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, instituição que fabrica 24 tipos de medicamentos. O IVB é um dos laboratórios oficiais existentes no Brasil. Atende a todo o setor público, com a produção de medicamentos, produtos biológicos, quimioterápicos e imunobiológicos de uso humano.

Realiza estudos e pesquisas no campo farmacêutico, biológico, econômico e social. Serviços que vão dos diagnósticos laboratoriais e epidemiológicos a programas de controle de doenças que ameacem a saúde pública do Estado do Rio de Janeiro. Assim como naquele Estado, Silval quer implantar em Mato Grosso a Fábrica Mato-grossense de Medicamentos com o propósito de produzir medicamentos da Farmácia Básica.

Outra meta do candidato do PMDB, divulgada na propaganda eleitoral na televisão, é levar o Serviço Móvel de Emergência (SAMU) para todos os municípios do Estado. Atualmente, o serviço tem status de atendimento acordado com o padrão mundial, num reforço ao aperfeiçoamento dos conhecimentos do Corpo Técnico que agrega o serviço. Para tanto os técnicos foram contemplados com o Curso ofertado pela USP (Universidade de São Paulo) de Atendimento Pré Hospitalar de Suporte de Vida, no que rege os Protocolos Universais do Serviço.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113754/visualizar/