Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Segunda - 27 de Setembro de 2010 às 13:38

    Imprimir


O Ministério Público Eleitoral do Ceará pediu à Justiça Eleitoral a suspensão da veiculação da propaganda do candidato a deputado federal pelo PR Adller Girão e da coligação "Pra Fazer Brilhar o Ceará" (PR-PPS), que utilizam a imagem e voz do humorista Tiririca em programas eleitorais no rádio e televisão. Ambos disputam a uma vaga na Câmara dos Deputados e possuem o mesmo número de inscrição no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Na propaganda de Girão, Tiririca aparece ao fundo dançando e fazendo gestos que representam o número de sua candidatura. Já na do PR, o humorista pede, no rádio e na televisão, votos para os candidatos a deputados federais e estaduais do partido no Estado.

Para o Ministério Público, o material pode induzir o eleitor ao engano, uma vez que ele pode votar em Girão pensando estar votando no humorista.

Na representação entregue à Justiça Eleitoral, o procurador pediu a suspensão da veiculação das propagandas no rádio e televisão e também que o candidato fique impossibilitado de usar imagens de Tiririca em seu site na internet ou em qualquer outro meio de propaganda.

O candidato Girão disse que não tinha conhecimento da ação do Ministério Público e disse que o Tiririca é seu "correligionário", pertence ao mesmo partido e, por isso, pode pedir votos a seu favor. "Da mesma forma que lideranças de outros partidos podem pedir votos para os seus candidatos, o Tiririca também pode pedir votos para mim no Estado do Ceará", disse.

Questionado sobre a possibilidade do eleitor votar nele sem intenção, Adler Girão disse que Tiririca é candidato em São Paulo e considera que não há "nenhum problema" no fato do humorista pedir votos a favor de sua candidatura no Ceará.

Já o coordenador jurídico da coligação, Irapuan Camurça, disse que, caso o pedido seja deferido pela Justiça Eleitoral, vai recorrer da decisão. Conforme ele, não há impedimento legal no uso da imagem e da voz de Tiririca, já que ele é filiado ao PR e, mesmo sendo candidato em outro Estado, pode pedir votos para os candidatos do seu partido, mesmo para aqueles que têm o mesmo número de registro. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/113957/visualizar/