Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Quinta - 16 de Setembro de 2010 às 17:03

    Imprimir


A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou que a saída de Erenice Guerra da Casa Civil foi atitude correta e disse não acreditar que nova acusação de prática de lobby envolvendo o filho de sua ex-assessora de confiança possa afetar sua campanha.

"Considero que a ministra Erenice tomou a atitude mais correta. Porque, como o caso exige investigação, é sempre bom que a autoridade se afaste para assegurar que investigação transcorra da melhor forma possível", declarou Dilma, em curta entrevista agora à tarde na Associação Comercial do Rio.

Uma empresa de Campinas confirma, segundo reportagem da Folha, que um lobby opera dentro da Casa Civil e acusa o filho de Erenice, Israel Guerra, de cobrar dinheiro para obter liberação de empréstimo no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Dilma refutou envolvimento com o episódio, apesar de ser a titular da Casa Civil à época da negociação, tendo Erenice com secretária-executiva.

"Onde está a prova de que eu esteja envolvida nesse caso? É importante no Brasil que a gente não perca a referência das conquistas da civilização. Tem de provar que você fez. Não você provar que não fez. Como eu estou envolvida nesse caso? Aliás, tomei conhecimento dele pelos jornais."

A candidata criticou tecnicamente a operação de financiamento de R$ 9 bilhões para projeto de energia solar no Nordeste.

"Se é verdade o que o jornal diz do projeto apresentado, queria fazer dois comentários. Esse projeto de R$ 9 bilhões para 600 megawatts seria o projeto de energia mais caro do Brasil. Portanto um projeto que teria algo como 6% da energia gerada pela [usina de] Belo Monte com o equivalente à metade do seu valor. Seria um dos mais caros projetos. Se o BNDES o recusou, o fez muito bem. Além disso, tem outro dado que é importante vocês lembrarem. Não tenho conhecimento de o BNDES ter contratado nenhum projeto que não tenha a garantia de contrato de venda em leilão. Então, essa história me parece, sabe aquela história de compra e venda de terreno na Lua? Me parece isso."

Após responder perguntas dos jornais "Folha do Turismo", "Folha Dirigida", TV SIC (Portugal) e do "Journal de Dimanche" (França), Dilma foi questionada novamente sobre se a campanha eleitoral poderia ser afetada. "Não acredito que tenha uma coisa a ver com a outra. Uma coisa é o que aconteceu, outra é minha campanha."

CORREIOS

Além da empresa de Campinas, Erenice também teria atuado, segundo reportagem publicada na revista "Veja", para viabilizar negócios nos Correios intermediados por uma empresa de consultoria de propriedade de seu outro filho, Israel.

Em sua carta de demissão, Erenice afirma que precisa de "paz e tempo" para se defender das acusações de lobby. A carta foi lida pelo porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, depois que Erenice se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/115258/visualizar/