Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quarta - 08 de Setembro de 2010 às 15:57

Dois pequenos asteroides que seguem em órbitas diferentes passam perto da Terra nesta quarta-feira. Eles poderão ser observados, em alguns países, por telescópios amadores de porte médio.

O asteroide 2010 RR12 tem dimensão de 6 a 14 metros e deve estar visivel em torno das 18h desta quarta-feira, a uma distância de 79 mil km.

Já o segundo, o 2010 RX30, é estimado entre 10 a 20 metros. A previsão era passar em torno das 6h50 (horário de Brasília) desta manhã, a uma distância de 248 mil km da Terra.

Apesar de serem visíveis na Terra, nenhum deles tem chance de atingir o planeta, avisa a Nasa (agência espacial norte-americana). Um entre cada 50 milhões de asteroides com tamanho de 10 metros cruza diariamente a distância entre a Lua e a Terra, mas somente um poderia atravessar a atmosfera terrestre a cada dez anos, segundo estudos.

O observatório Catalina Sky Survey, perto de Tucson, no Arizona (EUA), descobriu os dois asteroides na manhã do último domingo, durante uma ronda de rotina.

O cálculo preliminar da órbita dos dois objetos, dentro do distância da Lua, foi feito pelo Minor Planet Center, em Cambridge, Massachussets.