Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 26 de Dezembro de 2013 às 22:57

    Imprimir


 No início de 2014, a Caravana Embrapa passará pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, pela região do Cerrado Amazônico (Amapá e Roraima), além de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.


 
Locais visitados - A caravana já passou pelo Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal e mais de 1.300 extensionistas e técnicos rurais receberam as orientações mais atuais sobre o controle da lagarta. A ação da Embrapa recebe apoio de entidades ligadas ao setor produtivo, dentre elas, um dos principais entusiastas é o Sistema OCB. A caravana conta com uma equipe de 27 pesquisadores da Embrapa que atenderão aos técnicos da extensão rural e de cooperativas, além de representantes dos sindicatos eassociações rurais de nove macrorregiões brasileiras.


 
Praga - O manejo da praga é de difícil controle, pois ela apresenta grande capacidade de resistência a inseticidas e encontra no Brasil condições climáticas favoráveis, além da grande capacidade de dispersão a longas distâncias. Nesse cenário, a praga pode se tornar num grande problema fitossanitário nas principais culturas de verão de todas as regiões produtoras do País, afetando desde as culturas de soja, trigo, arroz e feijão, e também a de algodão, milho, tomate e girassol.


 
MIP - Dentre os pontos apresentados pelos pesquisadores o destaque foi o Manejo Integrado de Pragas (MIP), prática que reúne diversas técnicas possíveis de controle, visando manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico nas lavouras. Apesar de os produtores conhecerem a importância do MIP na agricultura, os pesquisadores buscam reforçar junto aos multiplicadores os diferentes aspectos e tipos de controle do manejo integrado, incentivando a adoção dessa prática como um importante método de controle da praga.


 
Orientações - Nos treinamentos realizados os pesquisadores fizeram apresentações gerais sobre as principais ameaças fitossanitárias causadas pela Helicoverpa armigera, as ações de controle cultural, biológico e químico, e também outras orientações complementares solicitadas pelos participantes, de acordo com os problemas apontados pelos técnicos em suas respectivas macrorregiões. Ao final das apresentações, espaço para o debate com os técnicos presentes, momento que os participantes da Caravana podiam tirar todas as dúvidas dos presentes sobre o controle da Helicoverpa.


 
Roteiro - Para ter acesso ao roteiro da Caravana Embrapa sobre a Helicoverpa armigera e todas as informações sobre o assunto acesse em: www.embrapa.br/caravana.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1163/visualizar/