Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 08:34

    Imprimir


A economia brasileira teve crescimento de 1,2% no segundo trimestre de 2010 (de abril a junho) em relação ao trimestre anterior, informou nesta sexta-feira (3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o segundo trimestre de 2009, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas no país, cresceu 8,8%.

Variações do Produto Interno Bruto brasileiro
Variações do Produto Interno Bruto brasileiro (Foto: Editoria de Arte/G1)



“Se o ano tivesse terminado agora, o PIB teria crescido 5,1%”, disse Rebeca Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE.

No primeiro trimestre deste ano, na comparação com o quarto trimestre de 2009, a expansão do PIB foi de 2,7%. No acumulado no ano de 2010 em relação a um ano antes, o PIB variou 8,9%.

Em valores correntes, o PIB somou R$ 900,7 bilhões.

Em comparação ao 1º trimestre

Em relação ao primeiro trimestre deste ano, a agropecuária apresentou o maior destaque, registrando crescimento de 2,1%, seguida pela indústria (1,9%) e pelos serviços (1,2%).

Ainda na comparação com o primeiro trimestre deste ano, houve expansão nos investimentos planejados no país, medidos pela formação bruta de capital fixo, que foi de 2,4% no segundo trimestre deste ano.

A despesa de consumo das famílias cresceu 0,8%, enquanto a despesa de consumo da administração pública cresceu 2,1%. No setor externo, cresceram tanto as exportações (1,0%) quanto as importações de bens e serviços (4,4%).

“O consumo das famílias continuou crescendo, mas desacelerou. O consumo da administração pública acelerou, já que estamos perto da época de eleição”, disse Rebeca.

Em relação ao 2º trimestre de 2009

Já em relação ao segundo trimestre de 2009, o destaque ficou com a indústria, que registrou  crescimento de 13,8%, seguida pela agropecuária (11,4%) e pelos serviços (5,6%).

O crescimento ficou acima das expectativas do mercado e do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que, no início da semana, disse que estimava que o Brasil tivesse crescido entre 0,5% e 1% no segundo trimestre.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116613/visualizar/