Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Setembro de 2010 às 08:40
Por: Caroline Lanhi

    Imprimir


Não são só de doenças respiratórias sofrem as crianças durante os meses de estiagem. O clima seco também é um agravante para doenças infecto-contagiosas como varicela - conhecida como catapora -, rotavirose e até conjuntivite. Em Mato Grosso, de janeiro a agosto de 2010, foram confirmados 1.504 casos de catapora na rede pública de todo o Estado.

Em Cuiabá, as notificações de catapora já apresentam aumento em relação a 2009. De janeiro a agosto deste ano foram 277 casos, contra 287 durante todo o ano passado. Ainda assim, a situação é muito mais confortável do que em 2008, quando o Estado teve 1.180 notificações. Para a coordenadora de vigilância, doenças, agravos e eventos vitais da Capital, Ivanete Fortunato, existem 2 possibilidades para essa redução, ou há subnotificação ou as pessoas estão se cuidando mais.

Como rotavirose não é uma doença de notificação, a Secretaria de Saúde do Estado não possui os números da doença. Na Capital, as unidades de saúde notificam os casos de diarreia, que é um dos sintomas do rotavírus, mas não pode ser utilizado unicamente para caracterizar a enfermidade. Na primeira quinzena de agosto, foram 399 casos nas unidades básicas de saúde.

O presidente da Associação Mato-grossense de Pediatria, Euze Carvalho, explica que as 2 doenças são consideradas sazonais. É nessa época do ano que se tem maior incidência de rotavírus e varicela, pois com a baixa umidade do ar as pessoas ficam com as defesas fragilizadas. "Ficamos com as mucosas secas e vulneráveis à contaminação".

Nos 2 casos o tratamento é sintomático, pois as doenças são autolimitadas, ou seja, seguem um ciclo de evolução e dificilmente apresentam quadros graves.

Quem sabe muito bem disso é Jail Maria de Oliveira, 32, mãe do pequeno Samuel, de pouco mais de 1 ano. Em menos de 1 mês o filho dela foi 2 vezes à Policlínica do Verdão com febre e vômito e saiu de lá com o diagnóstico: virose devido às condições climáticas. "Para melhorar é o que todos já sabemos: muita água, soro caseiro, suco, água de coco e etc".

Outra mãe que já sabe decor o que o médico vai dizer é Claudiene Souza, 25, que também levou os 2 filhos à Policlínica pela segunda vez em 30 dias. "Com esse clima as crianças estão sempre doentinhas, mas os principais sintomas são febre, vômito e tosse. Vou até o médico apenas para confirmar e pegar a receita médica".

Ivanete Fortunato lembra ainda que de julho à outubro aumentam os casos de conjuntivite, já que se trata de uma doença altamente contagiosa. Assim como as outras, o clima seco propicia a contaminação, atingindo todas as pessoas.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116889/visualizar/