Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 01 de Setembro de 2010 às 07:20

    Imprimir


Ela é linda, tem uma força vocal incrível e promete fazer um show inesquecível.  A cantora Larissa Luz e banda Ara Ketu, da qual é vocalista, desembarcam em Cuiabá no próximo dia 18 de setembro, para brindar o público do Baile do Hawaii com uma musicalidade muito singular. O evento, que ocorre no Círculo Militar, já faz parte do roteiro de festas da cidade, e tem o apoio da Jovem Pan.

Com 21 anos de trajetória musical, a banda baiana Ara Ketu vai trazer os sucessos de sua história e também as novidades da carreira. Grupo de reconhecimento mundial, a partir de 2007, ganhou uma nova formação de músicos, tendo como vocal a cantora Larissa Luz, cuja bagagem musical traz participações em bandas, peças teatrais, companhia de dança, além de apresentações diversas. Sua estreia oficial aconteceu na terça-feira do Carnaval 2008, em Salvador, quando a artista arrebatou os troféus Band Folia e Castro Alves de  Cantora Revelação.

Eclético, contemporâneo, mas ligado as raízes percussivas, o Ara Ketu traz além de Larissa, músicos experientes e criativos como Birro Pacheco (guitarra), Buiu (bateria), Nino (baixo), Hugo Sambone (trombone), Diego Assis (teclado), Kaboré (percussão), Junior Vasconcelos (percussão), André Junior (percussão), Ivanzinho (percussão), Beto Black (backing vocal), C.Du (backing vocal).

"Eu vim de Periperi”, diz o verso de uma canção que hoje está totalmente ligada à história do Ara Ketu. No dia 8 de março de 1980, data dedicada à celebração da força da mulher, foliões de Periperi, bairro do Subúrbio Ferroviário, na periferia de Salvador, decidiram formar um bloco afro para marcar presença no carnaval de Salvador. A folia baiana, aquela época, passava por grandes transformações, que nos anos seguintes  mudariam as feições da maior festa popular do planeta.

Naquele momento surgia o Ara Ketu ou “Povo de Ketu”, uma referência ao mesmo tempo carinhosa e cheia de vigor à nação de origem africana que tem enorme influência sobre a formação cultural afro-brasileira. Ara Ketu nasceu à imagem e semelhança do Bloco.  Desde o princípio, buscou seu diferencial, seu jeito próprio de pensar e fazer arte. E não demorou muito para que as pessoas do Bloco suburbano passassem a pensar a música de uma forma cosmopolita, universal, sem discriminar qualquer tipo de som, de palavra, de expressão.

Criada em 8 agosto de 1989, a banda Ara Ketu começou o seu trabalho musical com uma ênfase na prática percussiva. Diretamente associada ao Bloco Ara Ketu, em paralelo, a banda realiza um trabalho baseado na pesquisa da música africana tradicional, devidamente readaptada musicalmente para temática brasileira.

A partir daí, começaram as viagens internacionais, levando para países da Europa, América Latina e as cidades dos Estados Unidos a música que se produzia na Bahia.

Em 1990 incorporou novos elementos à sua música, a musicalidade moderna africana: música de origem tribalística, eminentemente percussiva, misturada a sintetizadores, samplers e instrumental eletrônico, realizando a maior revolução experimentada pela música afro-baiana.

O Ara Ketu foi o primeiro dos novos grupos negros baianos a empunhar uma guitarra elétrica e misturar a música de percussão com eletrônica. O primeiro disco fruto desta junção foi Ara Ketu (1992), gravado pelo selo independente inglês Seven Gates, com lançamento limitado à Europa. Em 1993, Ara Ketu retornou ao Brasil de mais uma bem sucedida turnê européia e foi contratada pela gravadora EMI-Odeon onde gravou o disco Ara Ketu de Periperi. Em 1994 veio Ara Ketu Bom Demais, pela Sony Music. Em 1995, Ara Ketu Dez seguiu a trilha do disco anterior. Vendeu mais de 450 mil cópias (Disco de ouro e platina). Colecionando muitos prêmios, de 1999 pra cá, gravou 16 discos  e DVD.

Baile do Hawaii – Além da atração nacional Ara Ketu, o Baile do Hawaii vai contar com o talento dos DJ’s Clayton Panazzolo, Fabinho Macedo, Roberto Hais (Jovem Pan – SP), da banda Art Manha e do trio Double Trouble. A festa é apresentada pela Ótica Diniz, tem patrocínio da Skol, Puríssima, Web com texto, revista Camalote,  Lua de Mel, apoio Ronaldo Tendas, Rosangela Rocha Decor, Unifort Segurança, Mania de Luxo, Help Vida, Poit Energia, Ativa Locação. Projeto arquitetônico assinado por Marcelo Epaminondas. Uma realização de  Fernando Baracat Eventos e Assessoria, Promoção exclusiva Jovem Pan.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116906/visualizar/