Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quinta - 26 de Agosto de 2010 às 13:02

    Imprimir


Cientistas britânicos conseguiram reproduzir células hepáticas a partir de células-tronco da pele humana, aumentando as esperanças de que possam ser transplantadas para o órgão para reparar os danos causados por doenças como a cirrose e o câncer.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge (Inglaterra) pegaram amostras da pele de sete pacientes que padeciam de doenças hepáticas hereditárias, assim como de três pacientes saudáveis, "reprogramando" as amostras da pele com células-tronco que podem virar qualquer tecido do corpo.

Por primeira vez, as células foram utilizadas para imitar enfermidades hepáticas, de acordo com as descobertas publicadas no "The Journal of Clinical Investigation".

Ao reproduzir as células do órgão afetado, os pesquisadores pode não apenas determinar o que afeta a célula como também provar a eficácia de novos tratamentos para essas enfermidades.

Para os cientistas, a esperança é que esta técnica genética derive em tratamentos específicos e personalizados. Semelhante terapia celular deveria igualmente permitir, uma vez que as células doentes sejam curadas, que sejam transplantadas para o fígado do paciente.

Da mesma forma, este procedimento poderá ser utilizado para criar um modelo celular de outros órgãos com os mesmos resultados potenciais de tratamento, afirmam os autores do estudo.

Ludovic Vallier, do departamento de medicina regenerativa de Cambridge e principal investigador do estudo, descreveu o trabalho realizado como "um importante passo para o cumprimento das promessas clínicas da célula-tronco".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/117516/visualizar/