Repórter News - reporternews.com.br
Copa 2014
Segunda - 23 de Agosto de 2010 às 17:22
Por: Isa Souza

    Imprimir


Reforma do Aeroporto Marechal Rondon pode prejudicar participação de Cuiabá no Mundial
Reforma do Aeroporto Marechal Rondon pode prejudicar participação de Cuiabá no Mundial

A demora na licitação e a falta de um projeto básico para a ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, pode deixar Cuiabá de fora da Copa das Confederações, em 2013. Por consequência, da Copa do Mundo de 2014.

A preocupação da Agência Estadual de Projetos da Copa 2014 (Agecopa) se une ao do trade turístico em Mato Grosso, já que, respectivamente, um cuida da parte de infraestrutura da Capital, com obras de mobilidade urbana e do estádio Verdão, e outro, da ampliação e qualidade da rede hoteleira e do turismo.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, a situação do aeroporto pode trazer prejuízos econômicos e sociais à Mato Grosso. "A Fifa trabalha com prazos rigorosos. A situação atual é realmente preocupante e grave", disse.

Assim como Brito, o trade turístico defende uma ampla mobilização de todos os segmentos da sociedade, liderada pelo governador, considerando o relevante interesse público que representa a proteção de Cuiabá como cidade-sede do Mundial, dos municípios turísticos e do próprio Estado.

Ação do Governo

No último dia 10, a Infraero apresentou para a Agecopa e o Fórum Estadual de Turismo, formado por representantes do trade turístico, o cronograma de obras da reforma do aeroporto.

À época o superintendente de Programas de Engenharia da Infraero, Jonas Mauricio Lopes, afirmou que as licitações começariam a ser abertas nos próximos dois meses, com entrega das obras em dezembro de 2012.

Apesar disso, o clima esquentou na reunião quando representantes de sindicatos e associações mostraram-se descrentes e descontentes com o cronograma.

O fato fez com que o governador e candidato a reeleição, Silval Barbosa (PMDB), interviesse. De acordo com ele, se a Infraero não agilizar o processo, o Governo assume as obras aeroportuárias.

"O aeroporto é o portão de entrada dos visitantes que virão, e é nossa preocupação. Se a Infraero não vai fazer, se está enrolando, nós vamos pedir para que estes convênios venham para o Estado executá-los. Eu assumo esse compromisso", afirmou, em recente entrevista ao programa "Resumo do Dia", na TV Rondon (SBT/5).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/117895/visualizar/