Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 22 de Agosto de 2010 às 14:40

    Imprimir


Um projeto obriga que jovens com menos de 18 anos do Paraná flagrados dirigindo passem por um curso de reeducação no trânsito na companhia dos pais.

A primeira turma, de dez adolescentes, começou o curso na semana passada em Curitiba. A iniciativa se estenderá a outras cidades do Estado ainda neste ano.

A fase inicial consiste em uma palestra no próprio Detran. Na segunda etapa, os jovens acompanham policiais e funcionários do órgão em blitze educativas.

Na palestra dada quinta-feira (19) por funcionários do Detran, os jovens convocados por intimação judicial receberam noções básicas de trânsito, entre elas a regra de tirar carteira de motorista após completar 18 anos.

Também assistiram a vídeos sobre uso obrigatório do cinto de segurança, os perigos do álcool ao volante e a infração que cometeram.

Os pais também participam da aula educativa e recebem informações sobre a importância de deixar as chaves longe de quem não tem idade para tirar carteira.

O plano teve origem na Vara de Adolescentes Infratores e na Promotoria de Justiça.

Mãe de um rapaz flagrado pela polícia no começo deste mês ao volante de um carro tomado sem a permissão dos pais, a comerciante Vera Lúcia da Silva Nascimento, 39, afirmou que a iniciativa mudou a mentalidade do filho.

"Ele saiu da palestra falando diferente. Antes, ele achava que dirigia bem, cumpria todas as regras, mas o que ele não entendia é que a idade dele ainda não é pra isso [dirigir]", disse.

Na audiência sobre o caso, ela contou que o pai tinha a opção de escolher entre doação de cestas básicas e trabalho comunitário para cumprir a pena. "Decidimos pelo trabalho comunitário para ele aprender a ter paciência e esperar completar 18 anos para tirar a carteira", falou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/118007/visualizar/