Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 12 de Agosto de 2010 às 09:23
Por: Amanda Alves

    Imprimir


O número de focos de calor em Mato Grosso entre 8 de julho e 8 de agosto - primeiro mês do período proibitivo de queimadas - foi 300% maior que no mesmo período do ano passado e cria um estado de alerta à população. Foram 22.217 focos em 30 dias deste ano, sendo que ao longo de 2009, o total foi de 36.927 focos de calor.

Mas, os órgãos responsáveis pelo monitoramento e combate ao fogo não apresentam aumento de estrutura na mesma proporção. O número de pessoal ideal para atuar em todo o Estado, por exemplo, deveria ser de 3,3 mil homens, mas há só 500.

Além da mão-de-obra essencial para o combate, recursos como caminhões próprios contra incêndios florestais não existem, agregando mais trabalho aos caminhões comuns. Segundo o major Edneides Martins, em áreas de difícil acesso seria necessário veículos mais leves e com tração 4X4.

Porém, justifica que com um orçamento de R$ 8 milhões para as ações de combate este ano, R$ 3 milhões a mais do que 2009, não há formas para investimentos e contratação extra. "Muitas vezes acabamos gastando além do previsto, com aluguel de aviões e compra de equipamento de proteção individual".

Este ano será realizado concurso para inclusão de 60 soldados. Em 2005, no último processo, 300 pessoas entraram para a corporação. Um projeto para compra de 40 caminhões e 5 aviões foi direcionado ao Fundo da Amazônia e aguarda investimento do Banco Nacional do Desenvolvimento. "O projeto é antigo, mas esperamos adquirir estes veículos este ano".

Além do incêndio em Marcelândia, outros de grande proporção acontecem em Peixoto e Azevedo, Feliz Natal, Nova Bandeirantes, Vila Bela e Pontes e Lacerda. Nestes municípios, as reservas de Serra de Santa Bárbara e Serra de Ricardo Franco são afetadas. A temperatura elevada e a umidade relativa do ar contribuem.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119250/visualizar/