Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 10 de Agosto de 2010 às 20:23
Por: Thâmara Carvalho

    Imprimir


O dia 11 de agosto é a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil e é também o Dia do Advogado. O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal. O advogado pode defender interesses de pessoas ou de instituições, privadas ou públicas. Pode especializar-se em Direito Administrativo, Civil, Comercial, da Criança e do Adolescente, Ambiental, Internacional, Penal ou Criminal, Trabalhista ou Previdenciário e Tributário.

Para comemorar a data a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, 1ª Subseção de Rondonópolis, vai realizar, no dia 11 de agosto, um jantar na sede, localizada na Rua Rio Branco, ao lado do Ministério Público, às 19 horas. O presidente Adalberto Lopes de Sousa vai celebrar, junto aos advogados da cidade, a data, que segundo ele, muito representa para a classe. “A data não só é importante, como também precisa ser lembrada por todos nós, pois foi quando conquistamos o direito de sermos representado e de representarmos”, fala.

Direito no Brasil

Logo após a Independência do Brasil, já se realizavam debates na Assembléia Constituinte, e depois na Assembléia Legislativa, em prol da criação dos cursos jurídicos. Em 11 de agosto de 1827 foram criados os dois primeiros cursos, um em São Paulo, outro em Pernambuco (Olinda).

Também havia o desejo de criar uma instituição que acolhesse e orientasse os advogados, o que aconteceu em 1843, com a criação do Instituto dos Advogados Brasileiros. Esse instituto tinha como principal objetivo constituir uma Ordem dos Advogados do Império.

Mesmo com o projeto de criação apresentado ao Senado, em 1851, depois detido na Câmara dos Deputados e discutido exaustivamente, a Ordem dos Advogados, durante o período do Brasil Império, nunca conseguiu se constituir.

Somente após a Revolução de 1930, instalado o Governo Provisório, em 18 de novembro de 1930, foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, numa época em que advogados e juristas já participavam ativamente da movimentação em torno da renovação e das mudanças na política do país (era a época da chamada República Velha).

A Ordem tem a missão de zelar pela ordem jurídica das instituições, pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas e pela ampliação dos direitos da sociedade, em geral.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/119474/visualizar/