Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Julho de 2010 às 12:24

    Imprimir


O indicador de qualidade de crédito das empresas cresceu 0,1% no segundo trimestre, atingindo o patamar de 95,62, de acordo com os dados da Serasa Experian divulgados nesta sexta-feira.

Pela metodologia da pesquisa, o índice varia numa escala de 0 a 100 --quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência.

Apesar da melhora contínua do indicador ao longo dos últimos trimestres, o risco de inadimplência do setor corporativo ainda não retornou ao patamar observado antes do agravamento da crise financeira internacional.

Segundo os economistas da Serasa, a recuperação da qualidade de crédito das empresas, gradual, porém consistente, deve-se ao crescimento econômico do país e ao processo de normalização da oferta de crédito às empresas.

Na análise por porte, a melhora observada no segundo trimestre se deveu às micros e pequenas empresas --alta de 0,2% na qualidade de crédito. Já para as grandes e médias empresas houve estabilidade.

A menor exposição das micro e pequenas empresas ao mercado externo, aliada à expansão do mercado doméstico, estão entre os fatores que justificam a tendência de melhora mais acentuada na qualidade de crédito nesse segmento.

No entanto, apesar da evolução recente mais favorável, as micro e pequenas empresas continuam tendo o maior risco de inadimplência comparativamente às empresas de maior porte. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/120803/visualizar/