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Economia
Quarta - 28 de Julho de 2010 às 18:10

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O Grupo Pão de Açúcar não deve atingir a meta de investimentos prevista para este ano de R$ 1,6 bilhão, disse o diretor executivo da companhia, José Filippo.

Em conferência com a impressa para comentar os resultados da empresa no segundo trimestre, Filippo disse que a redução dos investimentos não vai comprometer a meta de abrir 101 lojas neste ano - número que exclui a abertura de novos pontos de venda do Ponto Frio. No primeiro semestre, o Grupo Pão de Açúcar abriu 24 lojas.

"Investimos cerca de R$ 400 no primeiro semestre e vamos investir ao menos mais R$ 800 milhões que já estão comprometidos no segundo semestre. Mas podemos não atingir a meta de R$ 1,6 bilhão devido a problemas de cronograma na aquisição de terrenos para expansão em 2011", disse Filippo.

Um dia depois do Pão de Açúcar divulgar que seu lucro recuou no segundo trimestre, a ação PNA do Pão de Açúcar está entre as maiores quedas do Ibovespa nesta quarta-feira. Às 16h20, o papel recuava 5,06%.

Segundo o analista da SLW Cauê Pinheiro, os papéis do Pão de Açúcar recuam porque os investidores não gostaram da redução das margens de ganho. De acordo com Filippo Isso ocorreu por causa do aumento da participação da rede Açaí nos resultados. A rede, por vender no atacado, apresenta margens de ganhos menores.

Além disso, também aumentou os gastos com desconto de recebíveis, que é quando a empresa recebe adiantado de bancos os recursos de vendas parceladas.

O mercado também fou surpreendido com o impacto do pagamento de dívidas que o Pão de Açúcar tinha com o governo do Rio de Janeiro. A empresa decidiu entrar no segundo trimestre no programa de parcelamento de impostos atrasados, conseguindo reduzir uma dívida de R$ 140 milhões para R$ 70 milhões, explicou Fillipo. O pagamento será feito em cinco anos, mas o impacto contábil foi registrado no resultado do segundo trimestre.

A empresa anunciou na terça-feira, após o fechamento do mercado, que o seu lucro líquido --excluído o desempenho do Ponto Frio-- caiu 37,4%, para R$ 82,5 milhões. Levando em conta os números do Ponto Frio, a companhia lucrou menos (R$ 62,3 milhões).

Apesar disso, as ações do Ponto Frio sobem. Na avaliação do mercado, a empresa, que teve prejuízo em 2009, está conseguindo melhorar seu desempenho este ano. 






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