Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 28 de Julho de 2010 às 17:13

    Imprimir


A produção de aço bruto no primeiro semestre somou 16,38 milhões de toneladas. O resultado representa uma alta de 55% em relação a igual período do ano passado.

Segundo o presidente do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, o resultado reflete as medidas adotadas pelo governo de estímulo a setores como a construção civil, indústria automobilística, entre outros, além de ter sido impulsionado também pela base baixa de comparação.

Além da produção em alta, os resultados mostraram também um avanço de 148,4% nas importações de aço, com um total de 2,7 milhões de toneladas. As exportações cresceram em ritmo mais lento, com alta de 25,4% e um total de 4,251 milhões de toneladas.

O instituto atribui o resultado ao aquecimento do mercado interno, aos efeitos do câmbio valorizado e à presença de elevados excedentes de oferta no mercado internacional. Além disso, destaca a existência de incentivos estaduais à importação e os subsídios à produção e exportação existentes em outros países, principalmente a China.

Segundo Mello Lopes, o setor foi afetado também por um movimento especulativo de distribuidores que aproveitaram o preço mais baixo do produto no exterior, além de um volume pequeno de importação das próprias usinas.

Para o ano de 2010, o instituto elevou sua previsão de consumo aparente de produtos siderúrgicos (que inclui vendas internas e importações) para 25 milhões de toneladas, um patamar recorde, com alta de 34,5%. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121094/visualizar/