Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 26 de Julho de 2010 às 09:27

    Imprimir


Criação do Parque Agroindustrial que concentra todos os projetos de geração de emprego e renda
Criação do Parque Agroindustrial que concentra todos os projetos de geração de emprego e renda

A prefeitura municipal de Nortelândia deu inicio neste mês de julho a várias obras públicas, que irão beneficiar centenas de pessoas em todos os bairros da cidade. Os investimentos estão sendo realizados em diversos setores, principalmente no de infraestrutura e geração de emprego e renda e todos os bairros estão sendo contemplados como nunca houve na história político-administrativa do município.

Estão sendo feitos os serviços de terraplanagem para pavimentação de ruas e avenidas do Bairro da Ponte nas proximidades do Salão de Santa Luzia e saída para o Assentamento São Francisco e Nossa Terra Nossa Gente, outra rua a ser pavimentada é a que dá acesso a Fazenda Camargo Corrêa, nas proximidades do Bairro Cohab Santo Antônio, o que vai diminuir a poeira no período de seca que tanto incomoda os moradores da região. Nos próximos dias começa a pavimentação do trecho entre a igreja matriz de Sant’ana, através da Avenida Valentim Peron, até a saída para Alto Paraguai na Praça das Palmeiras no Bairro Joaquim da Silva. O recém inaugurado residencial Maximino Claro de Oliveira, onde vivem 60 famílias, também terá algumas ruas asfaltadas.

Estão sendo realizadas as obras da construção de 13,80 km e recuperação de 14,16 km de estradas vicinais, padrão alimentadoras no município de Nortelândia, Zonal Rural, no Projeto de Assentamento “Raimundo da Rocha”.

Também teve inicio a terraplanagem da área onde será construída uma quadra coberta com arquibancada no Bairro Bandeirantes, e está quase pronto um campo de futebol socyte, com alambrado, gramado, arquibancada, cadeiras e cobertura no Bairro Joaquim da Silva.

Nos próximos dias terão inicio as obras de revitalização e reforma da Praça Edgar de Araújo, no centro da cidade, e a continuidade das obras de melhorias na Praia Nortefly, principal ponto turístico da cidade e a pavimentação com lajotas pré-moldadas de concreto sextavadas (bloquetes), nas ruas Agroceres, Rui Barbosa e Avenida Wellington Fagundes, Bairro Novo Horizonte. Outra obra que será iniciada é a reforma do Centro de Múltiplo Uso, no Bairro Bandeirantes e a construção de estufa com área de 2.000,00 m² no Viveiro Municipal de Nortelândia, para produção de mudas de espécies florestais, frutíferas nativas da região e outras espécies usadas em reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Paralelo ao trabalho de melhoria da infraestrutura urbana da cidade, a administração mantém investimentos nos projetos de geração de emprego e renda, com apoio da iniciativa privada, como é o caso dos Projetos Japuíra, Sementeia, João de Barro, Lapidação de Pedras Semi-preciosas e a cooperativa de pequenos produtores rurais. Recentemente foram aberturas sete pequenas agroindústrias, com apoio do Sicredi.

A prefeitura criou um Parque Agroindustrial onde se encontram concentrados todos os projetos, os prédios foram reformados em parceria com a Firenze Energética e Camargo Corrêa. No mesmo local foi instalada a sede da Coopermisa, e do mini-laticínio que vai beneficiar a produção leiteira municipal, agregando valor para os produtores de leite. Nesta semana a prefeitura recebeu uma carreta de equipamentos para montagem de uma fábrica de doces que será tocada pela cooperativa mista de produtores da cidade. Esse maquinário será acrescido à fábrica de ração e os do mini-laticinio que foram cedidos à cooperativa.

A exemplo do Projeto Sementeia que criou a marca “Arte da Mata” que representa a fabricação de bolsas e bijuterias, o Projeto Japuíra criou a marca “Is Mary” para vender calças e bermudas jeans confeccionados em Nortelândia. O “João de Barro” trabalha a criação de peças utilizando argila. Todos ganharam um reforço com a abertura da Casa do Artesão, onde encontram se expostos todos os arranjos produtivos locais, inclusive as pinturas em tela feitas pelos alunos do Pró-jovem.

Completando 18 meses de governo, a atual gestão conseguiu mudar a cara da cidade, reformando prédios públicos como escolas e a sede da prefeitura, sinalizar todas as ruas e avenidas, construir uma praça na entrada da cidade e que hoje se tornou ponto de encontro e local para pratica esportiva, construção de galeria de águas pluviais em ruas do bairro Novo Horizonte e Bandeirantes, além de dar largada no Programa “Gerar” que congrega todos os projetos que buscam gerar renda e emprego para a população. Neste período a gestão administrativa foi dinamizada, e os recursos públicos foram melhor aplicados que em gestões anteriores. Esse trabalho garantiu quase 90% de aprovação popular da administração, conforme apontou pesquisa do instituto Prodata/Folha, realizada no inicio de Junho.

A mudança de comportamento é outra frente deflagrada pela equipe do executivo municipal, que na verdade busca conscientizar os cidadãos da importância de sua participação na transformação socioeconômica e cultural da sociedade como um todo. O cidadão tem sido chamado a participar do processo, como instrumento primordial para alcançar o sucesso almejado por todos, fazendo ainda nascer novas oportunidades e principalmente avançar no quesito qualidade de vida.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121506/visualizar/