Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 09 de Julho de 2010 às 13:49
Por: Lygia Lima

    Imprimir


O professor dr. Arno Rieder, da Universidade do Estado de Mato Grosso lançou ontem (08.07) dentro do II Seminário de Extensão e Cultural (Semex) o livro: Saúde e Ambiente: pragas domésticas e pesticidas. A obra é escrita em co-autoria com outros pesquisadores da Universidade e foi publicada pela Editora Unemat.

O livro é fruto de projeto de pesquisa e extensão desenvolvido na Unemat com o título: “Indicadores de Risco à Saúde Humana e ao Ambiente Decorrente do Uso de Pesticidas Domissanitários em Cáceres – Mato Grosso”. O projeto de pesquisa foi desenvolvido com a participação de acadêmicos bolsistas da iniciação científica e de pesquisadores de outras instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), tendo sido financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e pela Empaer.

Sobre o livro, a expectativa é que o mesmo possa contribuir com a saúde da população por meio da socialização de conhecimentos e informações úteis sobre as pragas domésticas, a forma de controle e os fatores favoráveis e desfavoráveis para o aparecimento e proliferação das mesmas. Com isso, a expectativa é que o conhecimento produzido na universidade possa dialogar de forma prática e sistêmica com a comunidade.

Entre as pragas abordadas na obra estão: mosquitos, formigas, baratas, aranhas, ratos, moscas, cupins, cobras, escorpiões, carrapatos, grilos, barbeiros, morcegos, lacraias, borboletas e lagartas, marimbondos, sapos, besouros e piolhos-de-cobra.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123771/visualizar/