Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 07 de Julho de 2010 às 15:21

    Imprimir


Em mais um discurso pró-países em desenvolvimento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou nesta quarta-feira à tarde, na Tanzânia, que os países ricos tentarão "tabelar" o preço de commodities como recursos minerais, produzidos nos países mais pobres.

Falando em um evento comercial em Dar es Saalam, ele ainda criticou duas vezes a China, pela forma como faz negócios com a África.

"Nas próximas discussões do G20, os países ricos vão levantar o preço das commodities, vão levantar o preço daquilo que os países pobres têm e vão querer tabelar os preços. Alguns já tabelam na Bolsa de Chicago. Eles vão tentar criar confusão com os países pobres que têm minério para exportar porque eles querem controlar os preços. Agora, não querem que nós controlemos os preços dos produtos manufaturados que exportam", disse Lula.

O próximo encontro do G20 (grupos dos países mais ricos e em desenvolvimento) será em novembro, em Seul, na Coreia do Sul.

O presidente fez uma fala afirmando que os países em desenvolvimento precisam ser solidários uns com os outros e tornar seu comércio mais forte.

Ao falar a empresários brasileiros e tanzanianos, na presença do presidente do país, Jakaya Kikwete, Lula citou o fato de a Vale estar concorrendo em uma licitação para explorar minas de carvão e fosfato na Tanzânia.

Lula citou o fato de a empresa brasileira contratar trabalhadores locais e "não trazer trabalhadores do Brasil ou de outros lugares, como alguns fazem", disse Lula. A China é conhecida por levar trabalhadores aos países onde realiza obras.

Mais tarde, Lula voltou ao assunto, citando diretamente a potência asiática. "Nada contra os meus amigos chineses. Pelo contrário. É um grande parceiro nosso e queremos manter nossa parceria estratégica. Mas a verdade é que as vezes, eles ganham uma mina e trazem todos os chineses para trabalhar naquela mina. E fica sem gerar oportunidade de trabalho para os trabalhadores do país", disse Lula.

O presidente anunciou ainda que irá perdoar a dívida da Tanzânia com o Brasil, no valor de US$ 246 milhões.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124109/visualizar/