Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 06 de Julho de 2010 às 08:40
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Quatro anos depois de ver "enterrada" a CPI dos Correios, que corria risco até de "matar" o seu governo, o presidente Lula prometeu retribuir, com apoio político e eleitoral, todo esforço do deputado Carlos Abicalil, candidato do PT ao Senado. Abicalil foi sub-relator da CPI dos Correios, criada em maio de 2005 com o objetivo específico de investigar as denúncias de corrupção nas estatais, mais especificamente, nos Correios. Seu foco, no entanto, foi deslocado pouco depois para a investigação da existência do mensalão, o pagamento mensal a parlamentares da base aliada pelo governo. Governista de carteirinha, Abicalil atuou como defensor intransigente do Palácio do Planalto e foi um dos principais responsáveis pela isenção do governo do escândalo, que surgiu com a revelação da uma fita de vídeo, que mostra o ex-funcionário dos Correios Maurício Marinho negociando propina com empresários interessados em participar de uma licitação. No vídeo, o funcionário dos Correios dizia ter o respaldo do então deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ). Este, por sua vez, abriu o jogo e revelou detalhes do esquema do mensalão.

Na sub-relatoria da CPI, Abicalil saiu em defesa do governo, ignorando provas sobre o esquema, e enfrentou desgaste perante a opinião pública por causa desse posicionamento. Até hoje é chamado de engolidor de provas. Agora, Lula, em conversa com o próprio deputado mato-grossense avisou que sua eleição para o Senado é prioridade. Primeiro, porque ambos são amigos e o presidente entende que Abicalil possui perfil ideal para representar o PT no Congresso Nacional, principalmente a partir da próxima Legislatura, já que o partido terá desfalques em seus quadros de parlamentares, como, por exemplo, de Aloísio Mercadante, candidato ao governo do Estado de São Paulo. Segundo, considera quase uma obrigação ajudar o parlamentar mato-grossense como espécie de moeda de troca e recompensa por ter ajudado a salvar o governo dos escândalos.

Lula vai gravar mensagem de apoio a Abicalil para o horário eleitoral. Orientou também à direção nacional a contribuir financeiramente com a campanha do aliado. A tendência é que o deputado usufrua de grande estrutura logística. Foi a partir do respaldo de Lula que o empresário Altevir Magalhães, do grupo de Supermercado Modelo, aceitou entrar na chapa como candidato à primeira-suplência.

Dobradinha

Abicalil está no segundo mandato de federal. Depois de derrotar Serys Marly nas prévias, num processo interno tumultuado e que deixou sequelas, tanto que a senadora não o apoia, decidiu concorrer a uma das duas cadeiras ao Senado, numa dobradinha eleitoral com o ex-governador Blairo Maggi (PR). Presidente regional do PT, Abicalil conduz também as negociações de bastidores para privilegiar a candidatura do amigo e da mesma tendência Ságuas Moraes, que concorrer a deputado federal. Para fechar a chapa privilegiada petista, Abicalil faz campanha também para o amigo Alexandre Cesar. O grupo é acusado de envolvimento em outros escândalos, como do dossiê antitucanos e de fazer caixa 2 na campanha à Prefeitura de Cuiabá, em 2004. Pelo poder, tenta atropelar tudo.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124351/visualizar/