Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 05 de Julho de 2010 às 16:52

    Imprimir


Mato Grosso lidera os registros de focos de queimadas no Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do dia 1º de janeiro até o dia 30 de junho, foram registrados 54.799 focos no país. Deste total, 14.139 focos ocorreram em Mato Grosso. O número é superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 8.149 focos de incêndio. O segundo Estado no ranking é São Paulo, com 6.917 focos registrados no mesmo período. Em seguida vem o Tocantins, com 5.589 focos.

Os municípios que mais registraram focos de calor neste primeiro semestre são os que estão localizados principalmente em áreas de cerrado ou florestas estacionais do Estado. Entre eles aparecem Tangará da Serra, que registrou 1.292 focos, seguido de Santa Carmem, com 1.099 focos e Querência, com 663 focos.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Cuiabá, major Agnaldo Pereira de Souza, um dos fatores que contribuíram para o aumento do número de queimadas é a antecipação para fins agropecuários antes do período de proibição. "Se observarmos os dados, os municípios que mais desmataram são os que estão queimando mais. Isso ocorre porque o manejo do fogo é mais barato", explicou o a major.

Com a chegada do inverno, os números podem dobrar. A previsão para este ano é que a estação seja de clima seco e pouca chuva, o que facilita para o aumento dos focos de incêndio. Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o inverno também deve ter temperaturas mínimas acima da média histórica. Isso deve ocorrer devido ao período de transição entre a neutralidade e o início do fenômeno La Niña (o resfriamento das águas do oceano Pacífico). Essa transição faz com que as temperaturas estejam ligeiramente acima da média para o inverno.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente ainda não definiu quando começará o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso. Nesse período, quem for pego ateando fogo pode receber multas que variam de R$ 1 mil por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare nas áreas de floresta, além de ser preso e responder criminalmente por isso. A pena nesses casos é de até 4 anos de prisão, estabelecida pela Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124438/visualizar/