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Economia
Sexta - 02 de Julho de 2010 às 08:05
Por: Marcondes Maciel

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Além de carnes e bebidas, itens do ‘tira-gosto’ e do ‘pestisco’ também tiveram as vendas elevados nos últimos 30 dias
A Copa do Mundo impulsionou as vendas dos supermercados da Grande Cuiabá no mês de junho. Segundo os supermercadistas, bebidas e carnes lideram a lista de produtos que tiveram suas vendas incrementadas no mês. “O setor de supermercados continua otimista com o aumento das vendas no período da Copa do Mundo, especialmente se o Brasil avançar para as semifinais e se tornar finalista da competição”, afirma o gerente Jocyr Santana.

A expectativa é de que, com a ajuda da Copa da África do Sul, o setor feche 2010 com crescimento em torno de 8% em relação ao ano anterior, nível considerado alto, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em 2009, o incremento foi de 6,5% na comparação anual.

A Copa, que terá duração de um mês, deve alavancar as vendas também no mês de julho. Tradicionalmente, os alimentos deverão ter um incremento expressivo nas vendas. Já os segmentos de bebidas e petiscos, comprados principalmente nos dias em que a seleção brasileira joga, também tem projeção de elevação.

Além de carnes e bebidas, a procura é crescente também por produtos enlatados como milho, azeitonas e palmito, além de salames e queijos, utilizados nos petiscos. “A pipoca também está sendo bastante consumida, acompanhada de refrigerantes e sucos”, diz um vendedor do Modelo.

“Percebemos um fluxo maior de pessoas em nossa loja, que tem se refletido em vendas”, afirma um funcionário do Big Lar.

Nos supermercados, as vendas de produtos juninos típicos também estão em alta, gerando um acréscimo geral no final do mês que varia entre 6% a 10% para o segmento.

“Desde o final de maio, a demanda cresceu bastante. Por isso, aumentamos nosso estoque desde o início de maio e agora estamos com muitas variedades, o que nos deixa positivos para a época. Nesta semana, montamos a nossa tenda de exposição e agora esperamos que as altas se mantenham até a metade de julho”, estima o vendedor Carlos Henrique Pessoa.

Segundo ele, a Copa fez com que o setor ficasse mais animado, com a demanda crescendo antecipadamente e os pedidos de mais comidas típicas sendo feitos desde o final de maio. “Além dos alimentos das festas (carnes, peixes, refrigerantes e cerveja), a Copa deixa as pessoas mais empolgadas. Por isso, ela acaba impulsionando as vendas”, afirma o gerente Moacyr Pereira Lima.

SALDO -
No acumulado do primeiro quadrimestre, as vendas reais de supermercados alcançaram alta de 6,18%, na comparação com o mesmo período de 2009. No mês passado, no entanto, o segmento apresentou queda nas vendas de 3,83% por conta do efeito calendário, segundo a Abras.

A aposta está na boa conjuntura econômica do país que deverá contribuir para o desempenho anual positivo dos supermercados. Apesar da pequena elevação nos preços dos alimentos, o setor não está preocupado e aposta que o consumo continuará aumentando.





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